Domingo, Junho 23Portal Comunica News

Feira do Empreendedor 2022, em São Paulo, estimulará uso de diferentes modelos de negócios para alavancar empresas

Um dos modelos apresentados será a permuta multilateral via plataforma online. O evento começará amanhã (07) e vai até a próxima terça-feira (11).

Mais de 1,3 milhão de empresas foram criadas entre janeiro e abril deste ano no País, segundo dados do boletim do Mapa das Empresas, que foi publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) em julho. Com o fechamento de 541.884 empreendimentos no mesmo período, o saldo positivo foi de 808.243, chegando a 19,3 milhões de empresas ativas no Brasil até o mês pesquisado.

Do total de empresas ativas, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs), responsáveis por 62% dos empregos e 27% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Mapa das Empresas. Esses empreendedores são o foco da Feira do Empreendedor 2022, que acontece entre os dias 7 e 11 de outubro, em São Paulo.

Com organização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP), o evento deve receber 120 mil visitantes e reunir mais de 500 expositores, entre elas a plataforma XporY.com. O sistema de permutas multilaterais, parceiro do Sebrae, será o responsável por apresentar o modelo de negócio para o público do evento. A plataforma marcará presença em três estandes: Sebrae Conecta, Empreenda Rápido e Sebrae Delas.

O Sebrae Conecta é um programa de parcerias do Sebrae com empresas de tecnologia para oferecer soluções, ferramentas e plataformas digitais para os clientes do Sebrae. O Empreenda Rápido é o maior programa de empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda do Brasil, ele foi criado através de uma parceria do Governo de SP com o Sebrae-SP, que tem como objetivo oferecer em um só lugar tudo o que o empreendedor, o empreendedor informal e o futuro empreendedor precisam para abrir, regularizar ou ampliar seu negócio.

Já o Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O Programa busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

Trocas

Para Rafael Barbosa, especialista em economia colaborativa e sócio-fundador da XporY.com, a participação em três estandes da maior feira de empreendedorismo do Brasil deve escalonar ainda mais o apoio da plataforma aos empresários, visando contribuir com a recuperação econômica pós-pandemia. “Em todo tempo de atuação já ajudamos bastantes empresários a manterem seu negócio, principalmente em tempos de pandemia. E agora, estamos ampliando nossa atuação para beneficiar mais empreendedores. O que a XporY.com oferece é uma solução para resolver demandas financeiras da empresa sem tocar no caixa. Atualmente temos mais de  14.000 usuários espalhados por todo país”, conclui Barbosa.

Segundo o fundador da plataforma fundada em 2014, a rede tornou- se parceira oficial do Sebrae em vários estados brasileiros justamente pelo sucesso desse tipo de negociação e agora, os visitantes da Feira do Empreendedor poderão conhecer mais sobre esse modelo de negócios. “Muitos microempreendedores individuais e micro e pequenos empresários conhecerão a XporY.com, plataforma onde poderão ofertar seus produtos e serviços por meio de trocas, obtendo assim recursos para movimentar seus negócios”, afirma.

Parceira oficial do Sebrae em São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Amazonas, a XporY.com permite que o permutante anuncie ofertas na plataforma e a cada venda recebe pagamento do valor do produto em moeda digital, chamada X$, que tem valor equivalente ao Real (cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00). Com o crédito, ele fica livre para adquirir qualquer produto ou serviço ofertado por membros cadastrados de qualquer segmento e localidade.

A Feira do Empreendedor em São Paulo será realizada no centro de exposições São Paulo Expo, de 7 e 11 de outubro, das 10hs às 20hs, com entrada gratuita. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

 

 

Fonte: Comunicação sem Fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *