Quinta-feira, Setembro 19Portal Comunica News

Em poucos dias, o terceiro objeto voador não identificado é abatido sobre o Lago Huron nos EUA

Caças dos EUA derrubaram um objeto não identificado sobre o Lago Huron no domingo, marcando a terceira vez que tal ação foi realizada em poucos dias e seguindo os passos da saga do balão espião chinês na semana passada. Acredita-se que a queda de domingo envolveu um objeto que foi rastreado por radar sobre Montana no sábado, quando “voou próximo a locais sensíveis “, disse o secretário de imprensa do Pentágono, Brig. O general Pat Ryder disse em um comunicado.

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte localizou o objeto na manhã de domingo e o rastreou visualmente e com radar até que um caça F-16 disparou um míssil AIM9x para explodi-lo no céu a cerca de 20.000 pés sobre o Lago Huron às 14h42, disse Ryder – secretário de imprensa do Pentágono.

“Não avaliamos que fosse uma ameaça militar cinética a qualquer coisa no solo, mas avaliamos que era um risco de voo de segurança e uma ameaça devido às suas potenciais capacidades de vigilância”, disse Ryder.
“Não há indícios de civis feridos ou afetados de outra forma”, acrescentou o representante.

As autoridades dos EUA e do Canadá restringiram o espaço aéreo sobre o lago no início do dia, enquanto jatos militares tentavam interceptar e identificar o objeto, disse a Associate Press, citando autoridades americanas que falaram sob condição de anonimato.

O deputado americano Jack Bergman , ex-tenente-general da Marinha, twittou anteriormente que “ele esteve em contato” com o Departamento de Defesa “sobre as operações na região dos Grandes Lagos hoje.
“Os militares dos EUA desativaram outro ‘objeto’ sobre o Lago Huron. Agradeço a ação decisiva de nossos pilotos de caça”, disse ele. “O povo americano merece muito mais respostas do que nós.”

A deputada americana Elissa Slotkin (D-Mich.), ex-analista da CIA e oficial do Pentágono, também  twittou  que “o objeto foi derrubado por pilotos da Força Aérea dos EUA e da Guarda Nacional.

“Estamos todos interessados em saber exatamente o que era esse objeto e seu propósito”, acrescentou ela.

O incidente ocorreu após a derrubada dos EUA de dois outros objetos não identificados sobre o Alasca e o Canadá na sexta e no sábado, respectivamente.
Esses incidentes ocorreram depois que um suposto balão espião chinês “manobrável” flutuou pelos EUA antes de ser explodido na costa da Carolina do Sul em 4 de fevereiro.
No domingo anterior, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte disse que havia ” implementado separadamente uma restrição temporária de espaço aéreo sobre o Lago Michigan” por volta do meio-dia, horário do leste.
A medida – feita “com a cooperação da Administração Federal de Aviação” – pretendia “garantir a segurança do tráfego aéreo na área durante as operações do NORAD”, disse a organização de defesa conjunta EUA-Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.