Domingo, Setembro 15Portal Comunica News

UM POTE DE SORVETE NO FREEZER

Quem nunca abriu o freezer de casa e se deparou com um pote de sorvete lá dentro, que atire a primeira pedra! Um pote de sorvete no freezer, a princípio, causa bastante alegria, afinal é prenúncio de uma boa sobremesa ou de um bom acompanhamento de um pedaço de bolo, ou, simplesmente, de uma boquinha de leve entre o almoço e o jantar.

Quantos de nós sentimos aquela alegria ao procurar uma coisinha qualquer para distrair e encontramos um pote de sorvete no freezer? Eu, que amo um sorvete, e nem me preocupo se o tempo está frio ou quente, fico logo excitado com a ideia de ali dentro ter um belo tanto de sorvete de qualquer sabor, sendo sorvete nem me importo com as questões do paladar, já vou logo pegando um copo, uma colher e aquele negócio de tirar sorvete, que faz as bolas, para me deliciar.

Meu Deus, e não é que no pote de sorvete, tem sorvete? Pois não pensaram que eu ia falar sobre os potes de sorvete que contém feijão? Pode ser que eu fale depois, agora quero falar do bom e velho sorvete, que faz a alegria de muita gente, não direi aqui de dez entre dez pessoas porque conheço quem não gosta desse doce gelado, não sei por que, mas para mim é meio como quem não gosta de samba, é ruim da cabeça e doente do paladar, trocado aqui pelo pé.

Como falei no feijão, deixo claro aqui para todo mundo que ler esse texto que fico muito “p” da vida quando abro o pote de sorvete e encontro ali dentro o famigerado feijão, pois, pelo menos aqui em casa é assim, tem uma quantidade de potes próprios para guardar comida que não se justifica colocar outra coisa, nem feijão, dentro do pote de sorvete, acho isso uma heresia muito grande, o sorvete é sagrado, eu acho que é o manjar dos deuses.

Raramente aqui em casa encontro feijão no pote de sorvete, pois fazemos pouco desse legume aqui, sim, feijão é um legume, pode procurar na internet que você vai ver. Eu não sou muito chegado, mas como vez ou outra por conta de nutrientes como o ferro, então a minha esposa, que gosta muito, faz bem pouco feijão para não ficar restinho estragando na geladeira dentro da panela, ou do pote de sorvete, ou do potinho pequeno da “Tupperware”, mais comum aqui, que faliu, segundo fiquei sabendo, mas como pode falir uma empresa que virou sinônimo de potes para freezer e geladeira? Sei lá, não é esse o caso dessa crônica, ou talvez seja, pois estamos falando do seu grande concorrente, o pote de sorvete.

Sei que na maioria das casas brasileiras, segundo o “Data Povão”, o pote de sorvete é o melhor lugar para se guardar o feijão cozido, talvez pelo desenho mais fino que ele tem, cabe em qualquer cantinho da geladeira, ou porque é grande e cabe bastante feijão lá dentro, mas que é o preferido é. Acredito que até na casa dos ricos e famosos também sobra para o potinho colorido do sorvete que alegra o nosso domingão.

Voltando ao assunto sorvete, é maravilhoso encontrar numa quarta-feira de tarde um pote de sorvete perdido na geladeira, esquecido lá desde domingo, depois daquele almoço de família, onde cada um traz um prato e um mais preguiçoso leva o sorvete, aqui é assim, já sei quem vai trazer o sorvete e quem não traz nada, nem uma cervejinha, está tudo anotado e guardado em arquivos nada secretos na minha cabeça. Comecei a falar de como é bom encontrar o pote de sorvete com um restinho de sorvete na quarta-feira e cheguei aos casos de família, mas tem coisas que acontecem até nas melhores famílias, na minha não seria diferente.

Escrevi, escrevi e escrevi. Até agora não disse nada demais sobre o pote de sorvete, pode ser falta de assunto, ou porque nesse momento estou a fim mesmo é de divertir você, meu leitor, que castigado de notícias ruins sobre inflação, submarino perdido, tiroteio e derrota da Seleção Brasileira precisa de um alento para continuar a ter um pouco de esperança e não há coisa que dá mais esperança e alegria que encontrar na geladeira um pote de sorvete com sorvete dentro, porque se não tiver sorvete e sim feijão, talvez seja melhor voltar a assistir ao Jornal Nacional e ver o Willian Bonner noticiando que a gasolina subiu mais uma vez.

Eu queria mesmo falar do feijão no pote de sorvete, mas prefiro falar do sorvete no seu devido pote, acho que cada um tem que ficar no seu devido lugar, sorvete no pote de sorvete e feijão no pote da “Tupperware”, que faliu, mas ainda existe na casa de milhões de pessoas pelo mundo e aqui em casa. Caso fosse falar do feijão no pote de sorvete, então seria pote de feijão e não de sorvete, pois sem sorvete o pote passa a ser apenas um pote qualquer que um dia teve como utilidade ser a embalagem do sorvete, afinal foi para isso que ele foi feito e não para colocar feijão lá dentro. Nesse momento bateu uma dúvida: será que quando o engenheiro de produto projeta um pote de sorvete já pensa no seu segundo uso, como pote de feijão? Talvez tenha sido a criatividade popular, alimentada pela falta de grana para comprar um pote da “Tupperware”, que eram muito caros, o gatilho mental do engenheiro projetista do pote para dar um reforço no plástico a ser utilizado para esse aguentar o rojão do peso do feijão. Por falar em rojão e feijão… bom, esse é outro assunto…

Por falar em sorvete e em seus potes, acho até bonitinhos os danados, pois hoje são confeccionados em plástico colorido, cheios de graça, até enfeitam a geladeira quando usados para guardar o feijão. Antigamente, e isso quando eu era criança pequena lá em Volta Redonda, o sorvete vinha numa lata colorida, que depois era usada para colocar biscoito, acho esse uso melhor do que colocar feijão, pois, a depender do tipo, o biscoito combina mais com sorvete do que o feijão e não vai para a geladeira a fim de enganar os incautos, ávidos por um docinho gelado no meio de uma tarde chata de quarta-feira. Enfim, escrevi e não cheguei a nenhuma conclusão. Se é isso que esperam, então concluo: é melhor encontrar sorvete do que encontrar feijão dentro do pote de sorvete. Essa é a pura verdade. Se não for, então me xinguem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.