Segunda-feira, Setembro 16Portal Comunica News

Submarino da Marinha dos Estados Unidos colide com objeto no Pacífico, afirmam autoridades

De acordo com a Marinha, não houve vítimas fatais e o USS Connecticut permanece totalmente operacional.

Um submarino de ataque da Marinha dos Estados Unidos colidiu com um objeto enquanto estava submerso em águas internacionais no Mar da China Meridional, conforme relatado por autoridades na quinta-feira. Não houve ferimentos com risco de vida e o submarino permaneceu totalmente operacional.

Em uma declaração breve que forneceu poucos detalhes sobre o incidente ocorrido cinco dias atrás, a Frota do Pacífico dos EUA afirmou que o USS Connecticut estava em uma “condição segura e estável”. A usina de propulsão nuclear do submarino da classe Seawolf não foi afetada, acrescentou a declaração.

A extensão dos danos no restante do submarino está sendo avaliada, informou o comunicado, destacando que o incidente será investigado.

Embora a declaração não tenha especificado o local exato do incidente, dois oficiais da Marinha, falando sob condição de anonimato para discutir detalhes não divulgados publicamente, afirmaram que ocorreu no Mar da China Meridional durante operações de rotina do Connecticut. As autoridades relataram que o submarino se dirigiu ao porto de Guam após o incidente. A divulgação do incidente ocorreu apenas na quinta-feira, visando preservar a segurança operacional.

Ainda não está claro qual objeto o submarino colidiu, mas as autoridades afirmaram que não se tratava de outro submarino. Um oficial mencionou que poderia ter sido um navio afundado, um contêiner afundado ou algum outro objeto desconhecido.

Dois marinheiros a bordo do Connecticut sofreram ferimentos moderados, enquanto cerca de nove outros tiveram ferimentos leves, como arranhões e hematomas, de acordo com as autoridades. Todos receberam tratamento a bordo do submarino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.