Sábado, Setembro 7Portal Comunica News

Prêmio concederá até 10 mil euros a escolas de 22 países com projetos inovadores

  • Pelo segundo ano consecutivo, a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha premiarão os projetos educacionais mais inovadores sobre os ODS. 
  • Poderão participar escolas de 22 países ibero-americanos.
  • O prêmio tem o objetivo de continuar impulsionando o ensino inovador e a difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 na Ibero-América.
  • O prazo estará aberto até 5 de outubro e concederá um prêmio de 10.000 euros e dois prêmios de 5.000 euros a iniciativas educacionais que tenham sido desenvolvidas durante o ano letivo de 2022.

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha lançaram no último dia 07 a segunda edição do prêmio “Inovação e ODS nos estabelecimentos de ensino”. 

O prêmio visa reconhecer o envolvimento de escolas de toda a Ibero-América na conscientização e disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 dentro da sala de aula de forma inovadora.

Podem candidatar-se a este prêmio estabelecimentos de ensino de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai.

A chamada estará aberta até o dia 5 de outubro para estabelecimentos de ensino de educação infantil, ensino fundamental (básico), médio (secundário), ensino técnico profissional e educação para jovens e adultos, bem como para aqueles que trabalham com educação especial, com projetos que tenham sido realizados entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de agosto de 2023.

A premiação reconhecerá três instituições educacionais que se destaquem por sua relevância e inovação, bem como pelo envolvimento da comunidade educativa e sua sustentabilidade ao longo do tempo, entre outros critérios. A melhor iniciativa receberá um prêmio de 10 mil euros, enquanto os outros dois finalistas receberão um prêmio de 5 mil euros, que poderão utilizar para a continuidade ou fortalecimento de seu projeto educacional. As candidaturas podem ser apresentadas por meio deste formulário.

A comissão do júri será composta por especialistas da área e das instituições organizadoras e selecionará os vencedores antes de 30 de outubro. Os projetos vencedores serão convidados a participar de um evento de premiação a ser realizado no final deste ano e terão a possibilidade de participar, em 2024, do II Seminário Ibero-Americano de Inovação e Pesquisa Educacional, a ser promovido pela Red Iberoamericana de Innovación e Investigación, criada pela OEI e pelo Ministério da Educação e Formação Profissional no ano passado.

 

  • Clique aqui para acessar o link do formulário de inscrição. 

Sobre o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha 

A cooperação educacional do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha com os países ibero-americanos começou no início da década de 1990 e, desde então, tem prestado apoio contínuo em seu compromisso prioritário de colaborar com a erradicação das barreiras que impedem os grupos vulneráveis de ter acesso e permanecer na educação. Atualmente, o Ministério trabalha diretamente com diferentes organizações e instituições para promover os ODS como um objetivo comum. Sob esta perspectiva, o novo marco global sobre o qual a humanidade está caminhando é a Agenda 2030, que se tornou o novo plano de ação para o qual convergir a fim de enfrentar os desafios da humanidade. Este espaço comum não deve apenas concentrar seu trabalho nessas metas, mas também em uma nova narrativa de progresso humano e sustentável.

Neste sentido, as normas educacionais espanholas refletem essa abordagem e reconhecem a importância de abordar o desenvolvimento sustentável de acordo com as disposições da Agenda 2030.

Fonte: bra.projetos-oei.org

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.