Domingo, Junho 23Portal Comunica News

O que esperar das indicações ao Oscar de terça-feira

“Top Gun: Maverick”, “Avatar: The Way of Water” e “Elvis” parecem ter a certeza de receber o prêmio de melhor filme.

 

Mas este ano – reviravolta na história! – não há um título de streaming na busca pelos principais prêmios do Oscar. Quando as indicações forem anunciadas na terça-feira, a pipoca estará no cardápio. Mas depois de um ano de filmes em que todos os pronunciamentos sobre o futuro dos filmes teatrais eram plausíveis em momentos diferentes – o público está de volta! Não, eles não são! – o filme que Hollywood coroará os melhores de 2022 pode, em última análise, não ser um título de streaming nem um sucesso de bilheteria. Indicações recentes das principais guildas da indústria sugerem fortemente que há apenas três filmes com uma chance realista de melhor filme.

Mas é um longo caminho até o 95 Oscar em 12 de março. Aqui está um resumo do que podemos esperar quando as indicações forem anunciadas na manhã de terça-feira.

O QUE É ‘OS FABELMANS’?

“The Fabelmans” tem sido um favorito desde sua premiada estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto, mas há algumas falhas em sua campanha além das pistas não respondidas do gameshow. Michelle Williams surpreendentemente perdeu uma indicação ao SAG, mas espera que a academia remediar isso. Mais desafiador é que, ao contrário de “Everything Everywhere All at Once” ou “The Banshees of Inisherin”, “The Fabelmans” teve um desempenho inferior nas bilheterias.

MAS E OS BLOCKBUSTERS?

Espera-se que seja recompensado com a indicação de melhor filme, além de muitas indicações nas categorias técnicas. Colocar seis câmeras IMAX no cockpit de um avião de combate, como o diretor de fotografia Claudio Miranda conseguiu, é o tipo de feito cinematográfico difícil de ignorar. Alguns diriam que o Oscar poderia usar tais sucessos de bilheteria. As classificações tendem a ser mais altas nos anos em que os filmes amplamente assistidos disputam o melhor filme.

Nos últimos anos, os produtores do Oscar tentaram em vão adicionar prêmios para «melhor filme popular» e vencedores votados no Twitter, e na maioria das vezes só receberam zombaria por seus esforços.

QUAL É A MELHOR IMAGEM?

Eu esperaria ver “The Whale” de Darren Aronofsky e, talvez, “Women Talking” de Sarah Polley, que recebeu o prêmio de melhor elenco do SAG.

O QUE HÁ COM A CAMPANHA ‘GRASSROOTS’ PARA ANDREA RISEBOROUGH?

Com Yeoh, Blanchett, Williams, Viola Davis , Ana de Armas e Danielle Deadwyler , a categoria de melhor atriz já é ultraconcorrente. Em vez disso, tem sido uma série de celebridades, incluindo Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Charlize Theron e Jennifer Aniston, cuja promoção de Riseborough de repente a colocou no mapa do Oscar.

O QUE MAIS PROCURAR?

A entrada alemã “Nada de novo na Frente Ocidental”, saindo de sua forte exibição nas indicações ao BAFTA e agressivamente promovida pela Netflix, pode ser o filme estrangeiro que acumula várias indicações na terça-feira.

“Aftersun”, de Charlotte Wells, minha escolha de melhor filme do ano, pode encontrar algum merecido amor da academia por Paul Mescal, mas certamente poderia competir em muitas categorias, especialmente se eles dessem o Oscar de “Melhor Queda de Agulha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *