Quarta-feira, Setembro 18Portal Comunica News

Governo Lula interrompe averiguação cadastral e deixa milhões de cidadãos desamparados sem auxílio brasil / bolsa família.

Cidadãos que solicitaram a sua inclusão cadastral para receber o auxílio estão há mais de 60 dias sem nenhum retorno do governo

No último dia 25/01 a Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGI-CAD) e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), emitiram um comunicado informando a interrupção do processo de Averiguação Cadastral Unipessoal. Na prática, essa decisão afeta milhões de cidadãos que solicitaram através do CRAS de sua cidade o Auxílio Brasil / Bolsa Família.

O procedimento foi adotado pelo governo Bolsonaro para atender milhões de famílias que estavam em estado de vulnerabilidade no período da Pandemia e ampliado para o benefício Auxílio Brasil.

O processo para as famílias receberem seu benefício era prático, bastava o cidadão ir até o CRAS de sua cidade, munido de seus documentos pessoais e de comprovação de renda e emprego, passar por uma entrevista com a assistente social e aguardar a aprovação automática. O período para aprovação dos cadastros era de até 40 dias.

Com a mudança adotada em janeiro pelo Governo Lula, milhões de cidadãos que solicitaram a sua inclusão para receber o benefício estão sem nenhum auxílio, sem renda e em situação de vulnerabilidade.

Recebemos diversas reclamações de pessoas, algumas desempregadas há mais de 1 ano, que solicitaram o benefício há mais de 60 dias e até o momento não obtiveram retorno.

Fomos até um CRAS para obter informações sobre o processo de averiguação e fomos informados que não existe nenhuma previsão para que essas pessoas sejam atendidas… Enquanto isso, pessoas passam fome, ficam sem moradia e sem perspectivas.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do ministério da cidadania pedindo esclarecimentos, porém, até o fechamento dessa matéria não obtivemos retorno.

É incompreensível um governo que prometeu governar para os pobres, adotar como uma de suas primeiras medidas o bloqueio do processo de liberação de um dos benefícios mais importantes para famílias carentes.

Clique aqui para ver o comunicado oficial do governo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.