Quarta-feira, Setembro 18Portal Comunica News

Encontro com escritor João Carrascoza no Sindi Clubes leva vida e obra de um dos maiores contistas brasileiros

Os presentes puderam conhecer a história de vida do escritor e sua forma de criação

 

Na noite de terça-feira (03/09), o Sindi Clubes – Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo – recebeu o escritor, redator e professor, João Anzanello Carrascoza, para um bate-papo descontraído sobre sua trajetória de vida e diversas obras publicadas. O encontro aconteceu na sede do Sindi Clubes, foi mediado por Alicia Stiubi e contou com a presença de amantes da literatura e fãs de Carrascoza para um momento único de troca de experiências, autógrafos e fotos.

“Foi uma grande honra receber o renomado escritor João Anzanello Carrascoza em nosso encontro. Sua presença trouxe uma riqueza inestimável ao evento, permitindo que os participantes mergulhassem em sua trajetória de vida e em suas obras tão marcantes. Carrascoza compartilhou não apenas seus processos criativos, mas também momentos pessoais que moldaram sua escrita, inspirando todos os presentes. Eventos como esse reforçam o nosso compromisso em incentivar a literatura e o contato direto com grandes nomes da cultura nacional,” completa Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clubes.

Carrascoza iniciou contando sobre seu primeiro contato com a literatura, quando ainda criança, natural da cidade de Cravinhos, adorava ouvir as histórias que sua mãe e avó contavam. Depois que aprendeu a ler, leu todos os livros que havia nas bibliotecas da região, precisando expandir seus horizontes para sanar sua vontade de conhecer novos livros. O autor destacou a grande conexão que tem com as bibliotecas e como retribuiu a importante experiência que teve nelas ao fazer doações de seus livros para as bibliotecas da periferia, a fim de fazer com que a leitura chegasse a todas as classes sociais.

O escritor também falou sobre sua escolha de cursar publicidade. Quando criança, acompanhava seu pai comerciante em alguns momentos de vendas e sempre reparava nas relações de afeto de seu pai com os clientes que iam muito além das vendas. “Foi assim que decidi que gostaria de contar histórias enquanto vendia, de combinar esse afeto com as vendas, e aí fui cursar publicidade quando ninguém ainda sabia muito bem do que se tratava,” complementa Carrascoza.

O contista também explicou sobre sua forma de criação dos personagens de seus livros, em que, a partir da sua observação de situações cotidianas do mundo, vai criando características para seus personagens. Carrascoza também esclareceu sobre a semelhança da história de seu livro “Aos 7 e aos 40” com sua própria história de vida. “Quando eu falo que escrevi ‘Aos 7 e aos 40’ antes da minha filha nascer, as pessoas acham que foi uma premonição, mas, na verdade, é porque sempre pensamos um pouco à frente. Eu estava casado, já era mais velho, e se tinha essa expectativa”, declara Carrascoza.

Por fim, o autor respondeu às perguntas dos convidados presentes, fez autógrafos, e expressou sua maior felicidade como escritor. “Ganhar vários prêmios é muito bom, claro, mas o meu maior prazer é de escrever, e de saber que as pessoas leram, elas me pedirem autógrafos e esperarem pelo próximo livro,” e também suas considerações sobre o passado e futuro da literatura brasileira. “As editoras hoje em dia selecionam muito e esquecem dos grandes escritores, que ficam sem espaço para publicação. Não podemos esquecer deles,” finaliza o autor.

O Encontro com Escritores do Sindi Clubes é um evento que oferece a oportunidade de trazer escritores renomados e premiados para debates, leituras, palestras e lançamentos de livros para os associados dos clubes filiados, além de proporcionar momentos únicos de interação, fotos e autógrafos, e valorização dos Clubes de Leitura dos clubes paulistas.

Público presente no Encontro com escritor João Anzanello Carrascoza Foto:James Crompton
Público presente no Encontro com escritor João Anzanello Carrascoza Foto:James Crompton

 

Sobre o Sindi Clubes 

Completando 35 anos de existência em 2024, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo – Sindi Clubes – é o único representante oficial dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos no Estado de São Paulo, com uma base de 1,4 mil clubes representados, que empregam diretamente 40 mil colaboradores e reúnem aproximadamente 2,5 milhões de associados. Fundado em 1989, tem por objetivo promover e defender os interesses dos clubes, bem como contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do segmento. O sindicato atua em diversas frentes, como na negociação das convenções coletivas de trabalho da categoria, na oferta de serviços de consultoria jurídica e técnica, e na realização de eventos e cursos voltados para a gestão e operação dos clubes. Além disso, o Sindi Clubes busca fomentar a integração e o intercâmbio entre os associados, visando fortalecer o setor e proporcionar experiências positivas aos frequentadores dos clubes associados.

Mais informações: https://sindiclubesp.com.br/home/

Fonte: promenadecomunicacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.