Quinta-feira, Setembro 19Portal Comunica News

APROVEITANDO A VIDA

O conceito de aproveitar a vida é muito extenso e varia de pessoa para pessoa, para umas é simplesmente curtir qualquer coisa que seja legal e não envolva trabalho, como por exemplo: uma praia, bar com amigos, churrasco e ficar de papo pro ar. Mas esse conceito me parece muito chato, apesar de ser bem convidativo, praia, boteco e churrasco e depois descansar disso tudo, talvez essa não seja a vida ideal. Já para outras pessoas, as menos voltadas às farras e mais focadas no profissional, aproveitar a vida é buscar por oportunidades, crescer profissionalmente, não deixar nada para depois e ser o melhor na sua profissão, ok tudo bem, cada um na sua. Daí você me pergunta o que eu acho e te respondo sem titubear: eu prefiro que esses dois conceitos de aproveitar a vida estejam em harmonia, realizar um bom trabalho e depois pegar uma praia (para quem tem praia), um churrasco, um boteco e depois descansar porque ninguém é de ferro.

Curtir quer dizer aproveitar os bons momentos, então curtir a vida é aproveitar os bons momentos que ela oferece, e ela nos proporciona vários deles, em todos os aspectos, que podemos curtir numa boa, sejam eles no trabalho ou no lazer e no pessoal. Bons momentos acontecem de vez em quando e devemos, sim, aproveitá-los todos intensamente. A vida é feita de momentos, como dizem por aí, e existem os momentos bons e os ruins, dos ruins precisamos nos livrar rápido, corrigir os erros, refazer algumas coisas e assim afastá-los. Os momentos bons precisamos preservá-los e saborear felizes cada um deles, seja uma super viagem para um paraíso qualquer ou uma promoção no trabalho, os dois merecem que sejam desfrutados com muita intensidade.

Há quem acredite piamente que aproveitar a vida é desperdiçar o tempo em festas, viagens e botecos, que o trabalho é um saco e uma coisa horrível, pode ser, mas é necessário, e que viver mesmo é andar de bobeira por aí. Mas assim a vida vai ficando sem sentido, vazia e depois que a farra acaba você olha para as faturas e tem não como pagar as contas, afinal custa dinheiro uma vida assim. A vida merece um pouco mais da gente, afinal ela é uma dádiva, estamos aqui porque temos que estar, pode ser por um propósito, uma missão ou o nome que derem para nossa jornada terrestre, o trabalho faz parte dessa jornada e não pode ser desprezado.

Penso seriamente sobre a vida que eu tenho e se a aproveito bem, acredito que sim, pois faço o que gosto, não o que esperam de mim, levo a vida do jeito que posso, da melhor forma possível, aproveito oportunidades quando aparecem, e assim sou feliz. Não acho que mereço mais nem menos, mas o que luto para ter, nem acho que sou desmerecedor do que conquistei, foi pelo meu trabalho, meu tempo despendido de forma organizada que me deu, tenho muita gratidão. No fim, sim, acho que aproveito minha vida plenamente e não mudaria nada nela, não tenho inveja das outras pessoas e me sinto feliz.

Deturpam alguns conceitos, como o de aproveitar a vida. Nos comerciais vemos as pessoas “aproveitando” em festas, shows, bebendo e se divertindo, mas é o que querem vender naquele comercial, uma vida fantástica se você usar tal roupa, se tomar um tal enérgico criam-se asas e tudo se resolve, se for cliente de um banco terá crédito para “o que quiser”, se tiver o cartão tal a vida não vai ter preço, se apostar nesse aplicativo vai ganhar mais, tudo ilusão, bebidas não dão asas, as alcoólicas dão ressaca, bancos limitam o seu crédito conforme a sua renda e se você não paga as parcelas te colocam no SPC e cobram juros exorbitantes, assim como os cartões de crédito, em que os preços das coisas chegam na fatura, apostando você perde mais do que ganha, mas não é isso que vemos ali, só pessoas vitoriosas com asas não sei para quê, pegando crédito em banco para viajar e usando os cartões para pagar as contas das viagens, depois chega a dor de cabeça para pagar ou não as faturas, apostando em jogos em que muitas vezes você nem conhece os times e que podem ser manipulados, te roubando o palpite, para dois ou três endinheirados ganharem mais dinheiro ainda, enquanto seu dinheiro suado vai para o ralo. Mas é preciso aproveitar a vida, as contas que se explodam!

Não digo aqui para sermos todos monges, reclusos nos mosteiros, vivendo uma vida frugal voltada ao divino, o que também não deve ser negligenciado, claro que não, é importante, mas cuidado com o que te vendem por aí, você não vai ficar mais bonito porque usa o desodorante tal, a mulherada não vai cair em cima de você por isso, você vai continuar a ser o que é, só que mais cheiroso ou menos fedido, você não se tornará campeão de maratonas só porque comprou o tênis que diz dar a você o melhor desempenho, se não treinar duro não terá desempenho nenhum, será um fiasco nas corridas, e assim será com tudo que te vendem na mídia.

A vida não sei se dá voltas, se capota, ou se vai adiante, não importa como ela se comporta, mas na sua vida é importante você saber como ela se comporta e também o seu comportamento dentro dela, para onde a está levando e como é o caminho escolhido essa é sua responsabilidade, se você está cheio de ilusões ou se está com pés bem fincados no chão, dando passos firmes conforme o tamanho das suas pernas, sem se deixar enganar pelo prazer ilusório dos comerciais de televisão.

Viver não é tão simples, também não é um bicho de sete cabeças, se soubermos aproveitar cada acontecimento, desfrutar do que temos e – por que não? -, correr atrás do que desejamos e ainda não conquistamos, sermos felizes porque somos de fato e não porque nos obrigam massivamente. Te digo que a felicidade verdadeira abre portas, te torna uma pessoa melhor, dá força para seguir em frente, mesmo nos momentos mais complicados da vida. Então, aproveite a vida que você tem, seja você rico ou pobre, bonito ou feio, não invente uma vida que não é a sua, pois será infeliz mentindo para si mesmo.

Uma vida plenamente aproveitada é aquela em que você prioriza as coisas mais importantes para você, coisas, só algumas, pessoas, aquelas que te fazem bem. O que ou quem faz com que você se importe? Sua família, dinheiro, amigos, praia, bar, carreira? Faça sua escolha, aproveite sua vida e seja feliz de verdade, isso, realmente, não tem preço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.