Com o objetivo de ampliar a inserção sociocultural, a Casa Chef Aprendiz abre a exposição Tradições da Culinária Brasileira e promove oficinas de fotografia, culinária, economia criativa, dinâmica de desenvolvimento humano, roda de conversa sobre maternidade, documentário e sarau
No dia 29 de julho (sábado), a Casa Chef Aprendiz (rua Fraternidade, 114 – Santo Amaro), sede do Fadaris – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, promove sua primeira Feira Cultural, com atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos, durante o dia todo. Com início às 10h, serão realizadas oficinas de fotografia, biscoitos, dinâmica de teatro e desenvolvimento humano, roda de conversa sobre maternidade e gestão emocional, workshop com tema economia criativa, o documentário “Quem se importa” e, para encerrar a programação, um sarau. Durante todo o período, os presentes poderão conferir em primeira mão a exposição “Tradições da Culinária Brasileira”, com fotos de Carol Gherardi que registrou ex-alunos do projeto cozinhando com grandes nomes da gastronomia: Aline Chermoula, Ieda de Matos, Helena Rizzo, Neli Pereira e Patty Durães.
A Feira Cultural do Fadaris faz parte do plano anual aprovado pelo ProAC ICMS, que tem como objetivo principal ampliar o acesso a agendas culturais promovendo atividades abertas ao público na Casa Chef Aprendiz. Estas atividades garantem a continuidade dos trabalhos do Instituto, bem como ampliam sua atuação no terceiro setor, para além das edições dos seus projetos: Chef Aprendiz, o mais conhecido, e o Pequenos Autores, Grandes Histórias, viabilizados com patrocínio via lei de incentivo da Comgás e Tirolez.
Confira abaixo a programação completa:
10h às 11h – Oficina de fotografia com Jeff Rodrigues
Sobre o profissional: especialista em iluminação e fotografia no setor audiovisual pelo Senac SP e Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.
Tema: Descomplicando a fotografia no celular, com dicas de composição, entendimento da luz natural, especificação das mídias nas redes, introdução de recursos e funções que temos nos celulares, para que servem e como usá-las.
10h às 11h – Oficina de biscoitos* com o chef Gui Cardadeiro
Sobre o profissional: Formado em Gastronomia pelo Centro Universitário São Camilo, é cozinheiro há mais de 16 anos, tendo prestado serviços em restaurantes de diferentes especialidades (brasileira, contemporânea e mediterrânea), redes hoteleiras e consultorias. Hoje é professor, chef e responsável pelo projeto Chef Aprendiz.
*menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável.
11h às 12h – Dinâmica de teatro e desenvolvimento humano com a psicóloga Scheila Leandro
Sobre a profissional: Atua na área de Desenvolvimento Humano do Chef Aprendiz, e facilita atividades na tentativa de provocar as/os participantes a reconhecer as suas potências, assim como, a olhar e a entender as suas dificuldades e limitações, com o objetivo de transform_AÇÃO, sempre.
13h às 14h – Roda de conversa com a jornalista Isabela Leite
Sobre a profissional: Mãe da Maitê. Repórter e apresentadora da GloboNews, em São Paulo, com especialização em Direito da Mulher pela Escola Brasileira de Direito da Mulher (EBDM) é pós-graduada pela PUC em Direito Internacional e Direitos Humanos.
Tema: maternidade e gestão emociona
13h às 14h – Workshop sobre Economia Criativa com Lúcia Sigolo
Sobre a profissional: Dedica-se, desde 1995, a uma gestão financeira e organizacional que visa também o desenvolvimento humano. Sua busca é fomentar relações sociais e econômicas mais saudáveis para todos, tendo criado o Programa ConTbem – ensino de finanças para jovens.
14h às 15h – Oficina de fotografia com Eliane Kina
Sobre a profissional: a chef e nutricionista Eliane Kina é especializada em nutrição da família e desenvolve seu trabalho para promover reuniões ao redor da mesa. Foi chef de cozinha em restaurantes na França, Inglaterra e Brasil, e trabalhou em empresas multinacionais de alimentos. Hoje, atua como palestrante, professora, culinarista e food stylist.
Tema: Fotografia gastronômica
14h às 15h – Oficina de biscoitos* com o chef Alisson Carvalho
Sobre a profissional: Formado em administração, ingressou na gastronomia em 2018, na cozinha do Maní. Iniciou na Dengo Chocolates em 2021, e passou a se especializar em confeitaria. Atualmente trabalha como professor e cozinheiro na equipe de gastronomia do Chef Aprendiz.
*menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável.
15h às 16h30 – Documentário “Quem se importa”
sinopse: apresenta iniciativas inspiradoras de empreendedores sociais em sete países do mundo (incluindo o Brasil), abordando questões como economia, saúde, educação, ecologia, meio-ambiente, sustentabilidade, violência e muitos outros. O objetivo é mostrar que toda boa intenção é importante, mas que necessita de um movimento conjunto para conseguir uma força transformadora. Narração de Rodrigo Santoro. Direção de Mara Mourão e produção de MAMO FILMES e GRIFA FILMES.
16h30 às 17h30 – Sarau
Neste dia, será inaugurada a exposição Tradições da Culinária Brasileira com registro e curadoria feitas por Carol Gherardi. Especializada em fotografar comidas e bebidas, a profissional retrata receitas feitas com dedicação, conhecimento e paixão, transmitindo aroma, paladar e sabor por meio de imagens. Participaram da sessão de fotos: Ieda de Matos, Aline Chermoula, Patty Durães, Helena Rizzo e Neli Pereira. As chefs de cozinha, a mixologista e a pesquisadora conhecidas por enaltecer as brasilidades por meio de ingredientes brasileiros, compartilharam seus saberes com 10 ex-alunos do projeto social Chef Aprendiz e juntos criaram cinco receitas. Todo o processo das interações e movimento das cozinhas estão retratados na exposição fotográfica. No dia 29 de julho a entrada será livre entre 10h e 17h30. Após esta data, a visitação poderá ser feita por agendamento.
Para participar das atividades da Feira Cultural, basta enviar uma mensagem para o Whatsapp do Chef Aprendiz: 11 95086-8583 (ttps://wa.me/message/KYTI3VYSZFUSL1). Caso haja vagas remanescentes, os presentes poderão se inscrever diretamente no local.
Serviço:
Feira Cultural na Casa Chef Aprendiz
Endereço: Fraternidade, 114 – Santo Amaro
Agendamento: 11 95086-8583
Data: 29 de julho (sábado)
Horário: 10h ou às 17h30.
Casa Chef Aprendiz
Inaugurada em 2021, a Casa Chef Aprendiz é um espaço para trocas e encontros entre todos os que se conectam de alguma maneira com os projetos sociais do Instituto Fadaris, com a finalidade de fortalecer os vínculos e sustentar atividades de longo prazo. Workshops gastronômicos e rodas de conversa fazem parte das atividades culturais e educativas realizadas neste espaço, que recebe ex-participantes dos projetos, moradores das comunidades atendidas, parceiros, patrocinadores e pessoas da sociedade civil interessadas em apoiar as ações beneficentes. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, o espaço conta com infraestrutura para produções de conteúdo audiovisuais, catering e para a realização de eventos corporativos.
Fadaris – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania
Fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural
de crianças e jovens moradores de comunidades de São Paulo capital e cidades da região metropolitana, ampliando seu olhar sobre o mundo e suas possibilidades, e incentivando o protagonismo por meio da arte e da cidadania.
O Chef Aprendiz, seu projeto mais conhecido, realiza edições em ciclos de oficinas, dedicadas a jovens entre 17 e 24 anos, com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, atividades em grupo, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Contabiliza 13 edições já realizadas – Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade, Americanópolis, Fraternidade, Embu das Artes e Belenzinho – e 200 jovens impactados diretamente. O principal objetivo do processo como um todo é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor do currículo, visando empoderar os jovens a ingressarem no caminho profissional de forma mais segura e preparada.
A outra frente de projeto, o Pequenos Autores, Grandes Histórias, já realizou três edições, a primeira realizada em 2013, no CTT Paraisópolis, a segunda em 2014, na Casa do Zezinho e a última no Lar das Crianças da CIP em 2022, esta última marcando a retomada das atividades lúdicas de escrita para crianças do ensino público com idades entre 8 e 12 anos. Em formato de edições, suas oficinas têm como principal objetivo estimular uma cultura de interesse à literatura desde cedo e potencializar a capacidade criativa, imaginativa e lúdica dos participantes.
Fonte: Visar Planejamento – www.visarplan.com.br