O aracnídeo foi nomeado Euoplos dignitas para refletir “o tamanho impressionante e a natureza da aranha”.
Pesquisadores na Austrália fizeram uma grande descoberta: uma enorme espécie de aranha alçapão encontrada apenas no centro de Queensland. O aracnídeo foi apelidado de Euoplos dignitas, um nome “derivado do latim “dignitas”, que significa “dignidade” ou “grandeza”.
A aranha vive em habitats de florestas abertas e construiu suas tocas nos solos negros de Brigalow Belt, que fica na costa nordeste de Queensland.
Os cientistas informaram que a aranha perdeu grande parte de seu habitat para o desmatamento, tornando-se ameaçada de extinção.
As aranhas-alçapão geralmente têm até 1,5 polegadas de comprimento e nidificam no subsolo, de acordo com a National Geographic.
![](https://comunicanews.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Aranha_Gigante_macho.jpg)
![](https://comunicanews.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Aranha_Gigante.jpg)
As aranhas constroem tocas no solo e portas com dobradiças de seda, e se alimentam abrindo rapidamente os alçapões e agarrando insetos desavisados que passam.
Michael Rix, principal curador de aracnologia da Queensland Museum Network, disse que os especialistas estavam entusiasmados em “documentar cientificamente esta nova espécie”. Jeremy Wilson disse que a pesquisa é empolgante porque “você nunca sabe o que vai encontrar”.
Em um vídeo postado para anunciar a descoberta australiana do rastreador assustador gigante, Michael Rix, o principal curador de aracnologia da Queensland Museum Network, disse que os especialistas estavam entusiasmados em “documentar cientificamente esta nova espécie”.