Segunda-feira, Setembro 16Portal Comunica News

TUDO É PASSAGEIRO

Na vida tudo um dia passa, existe o tempo bom e o tempo ruim e todos passam, assim como passam a raiva, a tristeza e a alegria. O tempo passa e com ele se vão todas as outras coisas que existem na face do planeta Terra. Ontem era de um jeito, hoje é de outro e amanhã pode não mais existir e o tempo não fará mais sentido.

Perder tempo não é uma boa escolha, uma vez que ele nunca mais será recuperado, o que passou ficou e se não foi aproveitado jamais será novamente, o que você não fez hoje, amanhã pode não ser possível ser feito. O abraço que você não deu, o amor que você não declarou, o amigo que você perdeu, o perdão que você não concedeu, tudo isso pode não ser possível mais outro dia, pois as pessoas também passam e não retornam.

Vivemos todos os dias desde que nascemos, um novo dia desde que estamos aqui nesse mundo, sejam lá quantos dias viveremos, são eles que temos para fazer nossas coisas, tomar decisões, pedir ajuda, sair com amigos, trabalhar, fazer amor, enfim, viver. A vida pode ser muitas, você pode mudar, fazer diferente, mudar outra vez, pintar o cabelo, gostar de alguém, depois não gostar mais, amar, desamar, aprender, ensinar, desfazer tudo e fazer outra vez e todo dia terá um dia diferente, mesmo que não mude um milímetro de sua vida, pois cada dia é de um jeito, mesmo que você faça exatamente as mesmas coisas.

Passamos pelos outros que passam pela gente, passamos em frente de uma casa hoje que amanhã já estará no chão e um ano depois naquele mesmo lugar vai ter um prédio. A casa passou a obra passou, você passou ali tantas vezes e nem notou a casa que estava ali antes de você, mas agora sente falta dela, reclama que a cidade está cheia de prédios e de gente, continua passando em frente a outras casas sem notá-las, até que a próxima seja demolida e vire um estacionamento ou um grande condomínio repleto de gente lá dentro.

A vida vai passando, nós vamos passando, deixamos abertos os caminhos de quem vem depois ou os fechamos severamente com nossa arrogância e pressa de sermos os melhores em sei lá o quê? O que deixamos para nossa descendência? O que ficará de nós para a próxima geração? Não digo aqui sobre bens, mas de legado, qual será esse legado que vamos deixar após nossa passagem? Vamos deixar algum legado? Esse, certamente não vai passar, será levado adiante, se vai dar frutos depois é outro assunto, mas será nossa semente a ser plantada.

Passaremos, um dia não estaremos mais aqui, tornaremos carne morta, depois secaremos e sobrarão só os ossos, por um pouco mais de tempo, depois, até eles se desintegrarão, e o que de nós vai ficar, um lugar melhor para se viver ou deixaremos pior do que pegamos um dia? É bom pensar nisso, é bom pensar, mas melhor ainda é fazer hoje alguma coisa, antes que seja tarde ou muito tarde, de forma que nada mais será possível ser feito.

Onde estaremos daqui a vinte anos? Se não estivermos aqui, o que de nós será lembrado nesse período, você deseja deixar o planeta mais limpo ou mais sujo? Quer passar dessa para uma “melhor”, num mundo melhor? Ou será que basta para você ter alguma coisa, mesmo que aos trancos e barrancos, para sobreviver enquanto puder? Depois, dane-se, você não estará mais aqui mesmo! Pense nisso, tudo é passageiro, mas tem coisas que podem não passar, podem se agravar e tornar a vida aqui um inferno em pouco tempo. Você prefere deixar o paraíso ou o inferno para os seus sucessores?

A questão ambiental já passou do tempo para ser feita alguma coisa mais drástica sobre ela, mas continuamos fazendo as mesmas coisas, queimamos combustíveis fósseis como nunca, derrubamos árvores para plantar, criar gado, produzir alimento para uma população que não para de crescer. Mas sabemos que a produção agrícola pode muito bem dar conta de alimentar as pessoas sem derrubar mais uma árvore sequer, existem novas técnicas de plantio, plantas mais resistentes e produtivas. Hoje em um mesmo espaço de terra cultivável é possível colher muito mais do que se colhia há poucos anos atrás.

O tempo está passando, nós estamos passando e o que deixaremos depois? Tudo passa e o clima não é diferente, o frio já não é mais tão intenso como antes, as chuvas estão desreguladas, o calor está ficando insuportável e a Terra pede socorro a cada tempestade que desaba em algum ponto do globo matando centenas de pessoas e ainda há quem acredite que está tudo normal. Não está! E está piorando a passos largos, será preciso acontecer mais tragédias, que certamente vão acontecer, para as pessoas caírem na real?

Tudo o que passa nesse momento é o tempo e quando chegarmos ao ponto mais crítico do clima e não tivermos mais saída, não poderemos reclamar que o tempo voou, ele passou no tempo dele, assim como tudo que se move e é sagrado, ele passa, e a questão do clima só vai passar a um estado melhor quando agirmos em conjunto para que ela melhore. É preciso que cada um de nós faça sua parte, por menor que seja, por mais minúscula que pareça essa ação, mas se cada um de nós fizermos essa pequena parte, ainda poderemos salvar alguma coisa para o futuro e deixar o exemplo para as próximas gerações darem continuidade e fazendo ainda melhor.

O relógio da Terra está correndo, em breve será impossível de acompanhar seu passo, não porque ele vai acelerar, mas porque estará no seu limite, e daí, então, será o fim, passaremos nós, a Terra passará e seremos todos reduzidos a pó, sobrará só a desolação. Tudo passa, passaremos e o que será depois?

Consumimos como loucos, muito mais do que precisamos, jogamos fora, de qualquer jeito, o resíduo que poderia ser reciclado, evitando assim mais exploração do planeta, mas acreditamos ser esse um problema dos governantes, só deles, é, mas se nós ficarmos quietos, não cobrarmos, não fizermos nossa parte nisso tudo, nada será feito por eles. A nossa parte, como cidadãos, é cobrar, exigir que façam algo maior, que os líderes invistam em tecnologias limpas, se não puderem fazer esse investimento, que possam incentivar as empresas que façam. Caso não façamos nada, vamos passar, os governantes passarão e a vida não mais existirá, passará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.