
Após uma década de espera, os fãs brasileiros de System of a Down mostraram que estavam mais do que prontos para o retorno da banda. Os ingressos para as apresentações dos dias 10 e 11 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo, esgotaram rapidamente — 100 mil ingressos vendidos em tempo recorde. Diante da imensa demanda, uma nova data foi adicionada à turnê: 14 de maio, no Autódromo de Interlagos, também na capital paulista.
O show extra contará com participações especiais de grandes nomes do rock alternativo. A banda norte-americana AFI foi confirmada como convidada especial, além do grupo brasileiro Ego Kill Talent, que dividirá o palco nessa noite histórica.
Essa nova turnê sul-americana é organizada pela 30e, a maior produtora brasileira de entretenimento ao vivo, e marca a primeira vez que o System of a Down se apresenta em algumas das cidades da rota. Os ingressos da nova data começaram a ser vendidos em pré-venda no dia 12 de fevereiro, às 10h, no site da Eventim. A venda geral teve início no dia 13 de fevereiro, ao meio-dia.
Um giro pela América do Sul
A agenda da banda na América do Sul inclui apresentações em grandes estádios e já registra lotação máxima em todas as datas divulgadas até agora:
-
24 de abril – Bogotá, Colômbia – Estádio El Campín (esgotado)
-
27 de abril – Lima, Peru – Estádio Nacional (esgotado)
-
30 de abril – Santiago, Chile – Estádio Nacional (esgotado)
-
3 de maio – Buenos Aires, Argentina – Estádio Vélez Sarsfield (esgotado)
-
6 de maio – Curitiba, Brasil – Estádio Couto Pereira (esgotado)
-
8 de maio – Rio de Janeiro, Brasil – Estádio Nilton Santos – Engenhão (esgotado)
-
10 e 11 de maio – São Paulo, Brasil – Allianz Parque (esgotado)
-
14 de maio – São Paulo, Brasil – Autódromo de Interlagos (nova data)
Expectativa histórica
“Construímos uma relação de confiança com os artistas e estamos honrados em trazer o System of a Down de volta. Muitos fãs brasileiros nunca tiveram a chance de vê-los ao vivo, e essa é uma oportunidade única. Estamos diante de um marco global”, declarou Pepeu Correa, CEO da 30e.
Já Caio Jacob, vice-presidente de turnês globais da produtora, destacou a importância do grupo: “O System of a Down é uma das bandas mais inovadoras do rock moderno. Eles misturam metal, punk e música tradicional armênia com letras poderosas e politizadas, abordando temas como guerra, opressão e desigualdade. A banda tem uma forte conexão com o público brasileiro, especialmente pela sua mensagem de resistência.”
Últimas apresentações e legado
Antes de desembarcar na América do Sul, o System of a Down fez shows memoráveis nos Estados Unidos, como o festival Sick New World, em Las Vegas, e uma performance no Golden Gate Park, em San Francisco, ambas em 2024.
A última vez que estiveram no Brasil foi em 2015, no Rock in Rio, em uma turnê que passou também por São Paulo, Santiago, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México.
Formado em Los Angeles, o System of a Down é composto por Serj Tankian (vocais e teclados), Daron Malakian (guitarras e vocais), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). A banda já vendeu mais de 40 milhões de discos no mundo todo, ganhou um Grammy e continua sendo uma das mais ouvidas no Spotify, com mais de 23 milhões de ouvintes mensais.