
Curso, voltado para docentes, têm carga horária de 19 horas, incluindo videoaulas, lives, exercícios práticos para dominar as principais ferramentas de inteligência artificial
O Santander, em parceria com a plataforma de Educação aberta DIO, anuncia o lançamento do Santander EducaIA. O programa oferece 15 mil bolsas gratuitas destinada a professores e profissionais da educação. O curso capacitará docentes para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) com foco em otimizar o planejamento pedagógico, automatizar tarefas administrativas e personalizar a experiência de aprendizagem dos alunos.
Para participar, basta ser professor e se inscrever por este link.
As inscrições vão até 09/11/2025. Os selecionados deverão acessar a plataforma da DIO com o mesmo e-mail utilizado na inscrição no Santander Open Academy.
O programa tem carga horária de 19 horas e combina videoaulas, lives interativas, exercícios práticos e um desafio final, permitindo que os participantes apliquem imediatamente os conhecimentos adquiridos em sua rotina docente.
Todo tipo de professor pode se inscrever, mas 50% das vagas serão destinadas a docentes universitários. “Dominar técnicas de IA permite ampliar o conhecimento e fortalecer o pensamento pedagógico. Com o Santander EducaIA, os educadores poderão impulsionar o ensino por meio de ferramentas que possibilitam focar na formação dos alunos”, diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.
Os participantes aprenderão a usar a Inteligência Artificial para otimizar aulas, automatizar correções, organizar rotinas e personalizar conteúdos, sempre com foco em ética e boas práticas, utilizando ferramentas como Microsoft Copilot e ChatGPT.
A jornada contribui para que os educadores aumentem sua produtividade e enriqueçam o processo de aprendizagem dos alunos. O Santander EducaIA é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação que buscam inovar suas práticas e ter mais tempo para focar na experiência de aprendizado dos alunos.
O processo seletivo do programa será realizado até novembro de 2025, seguindo os seguintes prazos:
-
Liberação da primeira lista de aprovados para aceite da bolsa de 13 a 19 de novembro;
-
Liberação da segunda lista de aprovados para aceite de bolsas: 21 a 23 de novembro;
-
Liberação da trilha de estudos: 1º de dezembro;
-
Conclusão e certificação: até 31 de janeiro de 2026.
Sobre a DIO: Fundada em 2018, a DIO é a maior plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech do mundo impulsionada por inteligência artificial e tem o propósito de democratizar o conhecimento de tecnologia e as oportunidades das empresas mais inovadoras do mundo, promovendo transformações sociais e empoderando mais de 300 milhões de pessoas até 2030. Junto com mais de 260 empresas e organizações, distribuiu 3 milhões de bolsas de estudo para 1.8 milhão de estudantes e profissionais de tecnologia, ultrapassando a marca de 50.000 talentos conectados com oportunidades em empresas no Brasil, USA, Europa e Oriente Médio.
Fonte: Make Buzz Comunicação
