Quinta-feira, Junho 13Portal Comunica News

Hipertrofia x Definição muscular: Tem diferença?

Bruno Viotti, profissional de educação física explica a definição desses termos

 

É comum que as pessoas associem a hipertrofia com a imagem de um fisiculturista com muita massa muscular, e a definição com aquela imagem de capa de revista e de filmes com um corpo esbelto em que é possível ver os músculos sem grandes exageros. Mas existem muitas diferenças, e saber quais são elas é fundamental para você alinhar o seu plano de treino com os resultados que você deseja dentro da academia.

Hipertrofia é o ganho da massa muscular como consequência do aumento das atividades celulares, ela pode ser provocada por causas biológicas, assim como o aumento de força devido aos treinos na musculação mais a alimentação.

“Para garantir que ocorra esse aumento de massa magra é importante, juntamente com um profissional, montar um treino específico que trabalhe todo o corpo dividido em grupos de exercícios pensados para esse fim. É importante também estar atento ao tempo de descanso entre as repetições, que em geral deve ser mais longo, uma vez que o treino visando hipertrofia deve predominar cargas mais altas”, explica Profissional de Educação Física e pós graduado em bodybuilding coach Bruno Viotti.

Já a definição é quando os músculos são trabalhados para ficarem evidentes, mantendo o volume muscular. Para conseguir a tonificação muscular é necessário diminuir o nível de gordura, por essa razão é válido aumentar os exercícios aeróbicos (cardio), e focar na dieta para perda de gordura, além de manter os treinos intensos. “O mesmo treino pode der eficaz para queima de gordura, porém é válido trabalhar com outras técnicas e métodos para diversificar os estímulos na academia”, destaca o profissional de educação física.

Cuidados na musculação

É importante treinar sempre com o acompanhamento de um profissional da área independente de qual seja o seu intuito, tanto para hipertrofia ou para definição. Pois é importante realizar todos os movimentos de forma correta e assim obter melhores resultados. “O aumento da intensidade de uma atividade, que tenha como objetivo promover a alta performance aeróbica, deve, obrigatoriamente, passar pela prescrição e orientação de um profissional de educação física”, explica Bruno.

Além disso, a alimentação correta e específica pro seu objetivo é essencial tanto na hipertrofia como na definição, pois, com a alimentação adequada você consegue um melhor rendimento durante o treino e também recuperação muscular.

Fonte: Bruno Viotti, profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding coach. @bruno_viotti.

Foto: Fonte internet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *