Quinta-feira, Setembro 19Portal Comunica News

Cigarros Eletrônicos, Charutos e Câncer no Pulmão: Riscos em Evidência

Agosto Branco-  Instituto do Câncer Brasil incentiva campanha de prevenção e combate ao Câncer de Pulmão

 

Falar de câncer de pulmão é falar no combate ao tabagismo. O cigarro e outros produtos à base de nicotina (charuto, narguilé, cigarros eletrônicos etc.) são os principais fatores de risco para desenvolvimento da neoplasia. Em mortalidade, o câncer de pulmão é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres.

“Os estudos têm avançado, e é possível detectar e tratar do câncer de pulmão, especialmente com diagnóstico precoce”, relata o Dr. José Marcio Figueredo, diretor geral do Instituto Câncer Brasil e especialista em câncer torácico.

O médico ainda acrescenta que pacientes que fumaram pelo menos um maço por dia, por mais de 20 anos, devem fazer tomografia de tórax anual para retardamento e diagnóstico precoce.

Atualmente, após o diagnóstico de câncer de pulmão, além dos tratamentos tradicionais (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) é possível obter excelentes resultados com a Imunoterapia nas fases pré-operatórias, peri-operatória e pós-operatória.

“Ademais, drogas inteligentes chamadas de medicações alvo atua bloqueando vias específicas do tumor, controlando o gene responsável pela proliferação do câncer e melhorando os resultados de sobrevida”, explica o oncologista.

Infelizmente, apenas 16% dos casos têm diagnóstico precoce, o que aumenta a taxa de sobrevida para 56%. A maioria dos casos necessita de um tratamento multimodal com várias estratégias acima descritas.

PrevOnco

Até 5% dos casos de câncer de pulmão podem ter um componente genético de predisposição familiar, não relacionado ao tabaco. Outros fatores de importância estão relacionados à exposição a agentes carcinogênicos (asbesto, arsênico, berílio, cádmio etc.) no trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 17 a 29% dos casos de câncer de pulmão estejam relacionados a exposição ocupacional.

Por isso, o Instituto do Câncer Brasil lançou uma plataforma de inteligência artificial com o objetivo de aumentar a detecção precoce em empresas, o PrevOnco. 

A plataforma coleta informações particulares de cada usuário para fazer uma avaliação de todos os fatores de risco para o desenvolvimento dos principais cânceres que afetam a população, oferecendo medidas preventivas e consultas com especialistas para check-up oncológico personalizado, redução de custos a empresas e melhora da saúde do colaborador.

Com as informações personalizadas e o tratamento administrado por uma equipe de especialistas, as chances de cura aumentam e de forma a preservar a qualidade de vida, mantendo o paciente economicamente ativo e feliz

Sobre o Instituto do Câncer Brasil

O Instituto do Câncer Brasil é uma empresa especializada no atendimento e tratamento de oncologia por meio de implantação de estrutura clínica, cirúrgica e de radioterapia para tratamentos do câncer em hospitais, clínicas privadas e parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com sete unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a missão do ICB é democratizar o acesso ao atendimento oncológico de qualidade para todo o Brasil, colocando à disposição terapias inovadoras e de forma humanizada ao paciente.

Fonte: Iona Comunica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.