CCO e fundador da Appreach pontua que o usuário precisa ler as “letrinhas miúdas” e saber quais dados estão ou não autorizados a ser compartilhados
Em agosto deste ano o Google lançou um novo sistema operacional móvel, o Android 13. Algumas marcas já possuem essa nova tecnologia, como a Samsung e a Xiaomi. Entretanto, existem algumas configurações escondidas, que os usuários precisam prestar atenção e tomar cuidado.
Para Francisco Neto, CCO e fundador da Appreach, empresa especializada em mobile marketing para aplicativos, dependendo da situação, a privacidade dos usuários pode não se tornar algo muito preocupante, pois o impacto ainda é pequeno perto do que coletam os grandes players de mercado, ou perto do que postamos voluntariamente nas redes sociais. “Acho importante a escolha, mas o desafio é fazer o usuário ler as “letrinhas miúdas” e saber quais dados está ou não autorizando de ser compartilhado.” pontua o especialista em mobile marketing.
Dentre os benefícios do Android 13, está a sensação de privacidade que o usuário Android terá daqui pra frente, pois a funcionalidade adequada de certas aplicações, o usuário terá de flexibilizar nas permissões da tecnologia. Um exemplo disso é a localização, conexão WIFI, ou permissões para aplicativos de jogos mobile.
Algumas configurações viáveis do Android 13, que não pode ser ignorado, são as permissões de dispositivo próximo que o Google disponibilizou, impedindo que aplicativos de ouvido solicitem sua localização precisa ao tentar se conectar sem fio aos fones de ouvido. Além disso, a solução impossibilita que permissões de Wi-Fi coletem seus dados de localização. A Atualização se expande também, para o Painel de Privacidade, que permite ao usuário visualizar permissões que os aplicativos possuem, contudo o Google atualizou de modo que mostrará quais aplicativos usam cada permissão nos últimos sete dias, em vez das últimas 24 horas.
“A configuração de qualquer aparelho ou tecnologia que o usuário esteja utilizando é inevitável para que o mesmo possa se sentir seguro e confortável em utilizar qualquer tecnologia. Essas configurações muitas vezes resultam na escolha do usuário em tratar e utilizar algo pessoal por meio da tecnologia, sem ter seus dados vazados.” destaca Neto.
Na seção Segurança , o Android fornece uma visão geral do status do seu dispositivo. Ele mostrará quando a última atualização de segurança foi aplicada. Além disso, você pode configurar o aparelho a seu gosto na seção Privacidade, lá as configurações são em torno do o histórico de localização do Google e os controles de atividade, redefinição de ID de publicidade, exclusão do ID de publicidade, além do gerenciador de senhas.
O Google ainda fala sobre a utilização ID de publicidade que diversos aplicativos utilizam. Um código exclusivo atribuído ao seu dispositivo que deve declarar a permissão do ID do anúncio em sua documentação. “Caso seu aplicativo não declare essa permissão ao segmentar o Android 13 ou superior, o ID de publicidade será removido automaticamente e substituído por uma sequência de zeros”, diz o Google.
O Android 13 pode impactar em outros modelos de negócio, como o Marketing Mobile, estratégia de marketing que com o tempo vem ganhando ainda mais força. Um desses impactos pode acontecer no inventário, tendo menos celulares que passam uma fonte mais ampla de dados, impactam menos pessoas, tornando o leilão mais competitivo, e o usuário mais caro. A partir desse momento, parceiros estratégicos se tornam muito importantes num plano de mídia diverso e saudável.
Francisco Neto, finaliza enfatizando que há algo a ser pontuado devido ao melhoramento do Android 13. “Algo que devemos ter atenção é atualização e manutenção dessas permissões ao longo do tempo. Elas não serão mais default, o que acarretará em mais tempo do usuário configurando seu celular.” finaliza Neto.
Sobre a Appreach
A Appreach é uma empresa especializada em mobile marketing para aplicativos. Criada em 2019, a adtech, definição para a junção de advertising e tecnologia, em português tecnologia para publicidade, atua em acelerar o crescimento da base de usuários em apps. Por meio de campanhas publicitárias, desenvolve estratégias de marketing digital para atrair novos clientes (user acquisition) e anúncios segmentados (retargeting).
Com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, possui escritórios na Cidade do México, no México, e em São Paulo, Brasil. Possui mais de 40 grandes Apps clientes, entre eles grandes marcas, como: os bancos Bradesco, Itaú e Santander, a fintech Next, a rede de varejo C&A; Americanas, e a líder em delivery em refeições da América Latina, iFood. Mais informações no site: https://appreach.app/
Fonte: Seven PR