Para você é mais fácil dizer ou ouvir um não? Já se perguntou porque é mais fácil para você ouvir um não? Para outras pessoas é muito mais cômodo, não ter que pagar o preço de responder pelo seu próprio posicionamento, por este motivo é conveniente ouvir das outras pessoas uma negativa. Mas existem outras que querem e impõe o seu limite com o seu direito pleno em dizer não para quem quer que seja. Quem tem voz, tem vez. Mas quais são as desculpas para não dizer não?
“Ela vai ficar com raiva de mim, ela não vai falar mais comigo” – Quando você não assume a sua voz, você perde a vez – afinal, quem tem voz, tem vez. Quando você admite que a outra pessoa ficará com raiva, você estar afirmando antecipadamente sem saber a resposta da outra pessoa?
É muito importante você parar para refletir – Semelhante a uma criança perante os pais, se eu não fizer, os meus pais vão me bater. Será que esta não é a sua referência de infância que você ainda carrega no seu subconsciente? Você já ouviu falar em feridas da infância? Já ouviu falar em cura da criança interior? Em ambas as situações requer especial atenção, afinal, você mesma pode iniciar este mergulho dentro de si mesma e identificar onde ou em que parte da vida se encontram estas situações, para a partir daí, você se perdoar e seguir em frente. É possível, caso, não consiga, busca ajuda profissional.
“Eu não quero desagradar” – Se todas as vezes que alguém lhe propor algo e você disser sim, nem preciso saber do final desta história, mesmo porque, você fará na morada na casa da infelicidade. Em todas as relações humanas, as pessoas vão até onde nós permitimos. As coisas nos acontecem até onde nós deixamos, dessa forma, o seu sim, está assinando o fracasso de qualquer posicionamento que você venha ter. Tem alguma dúvida disso?
É muito importante você parar para refletir – Se você acredita que irá desagradar, alguém irá lhe desagradar sem piedade, você irá sofrer em silêncio por não assumir o seu próprio controle emocional para definir os devidos limites. Quantas atitudes desagradáveis você vem acumulando em sua vida? Você conseguiu perceber que muitas pessoas não pensam duas vezes em lhe dizer não?
“Digo sim, para mostrar que sei ou para viver uma sensação de importância” – A começar, se for algo que envolve risco, já poderá comprometer a si mesma, os recursos utilizados, além de possivelmente envolver outras pessoas no desdobramento das responsabilidades associadas. Se for para demonstrar importância, notadamente é reflexo de alguém que já viveu muitas rejeições ao longo da vida e em ambos os casos, podem caracterizar, profundos traumas com carências vinculadas. Como lidar com este pacote de nãos entregues para si mesma?
É muito importante você parar para refletir – Eu sei fazer isso que me pede? Será que a outra pessoa só quer me usar? Eu tenho competência técnica para iniciar, desenvolver e finalizar o que chegou até mim? Quais serão as consequências críticas desta minha resposta? Se tratando de um ambiente de trabalho, se questione: Eu faço parte da equipe de resposta para esta situação?
* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.