Terça-feira, Fevereiro 4Portal Comunica News

A síndrome do ninho vazio – Tipos de pais perigosos na vida dos filhos – Por Uemerson Florencio

A experiencia emocional vivida por muitos pais quando os seus filhos saem de casa, caracterizada por uma sensação de pesar ou dependência emocional é chamada de ninho vazio. A partir daí, podemos testemunhar muitas investidas no sentido de barrar a saída desses filhos de sua casa. A partir daí, podemos ter:

Pais que fazem dramas velados e revelados para manter os filhos em suas casas. É visível identificar nestes casos, pais que choram, alegam que os filhos estão sendo ingratos por abandoná-los sozinhos. Aqueles que alegam que não sabem o que fazer da vida. Você já algum destes dramas com os seus pais?

Treinador Uemerson Florencio

Pais que manipulam e exploram a saúde emocional dos seus filhos por meio das fraquezas conhecidas por eles. Como costumo expressar, quem mais lhe conhece é quem mais lhe ataca. Quem mais sabe das suas fraquezas, usa elas contra você mesmo, quem conhece as suas dores, te controla. Atente-se para estes aspectos. Há quem diga que não sabe dizer não aos seus pais por serem os seus pais. Quando você disse um não com amorosidade firme aos seus pais?

Pais que não suportam as suas noras e genros por se sentirem ameaçados acreditando que os pares de seus filhos, estão levando embora para sempre. São carências emocionais e criança interior feridas que eles não se curaram. Se tornaram pais, mas não amadureceram. Quem vê pais os pais serem falsos com os seus namorados ou maridos?

Pais que atrai os netos através do suprimento de necessidades materiais para ter os filhos por perto, as vezes incluem em plano de saúde, entrega presentes, pede para passar dias na casa deles. Quem se sente com os seus filhos sequestrados pelos próprios avós? Quem fica confortável com estas atitudes? Como lidar com a dependência financeira dos avós?

Pais que interferem negativamente sobre as escolhas dos seus filhos como se fosse as próprias partes da relação. Vamos lá, quantos pais fazem questão de visitar as obras da construção da casa dos filhos no sentido de dar opinião ou até mesmo, corrigir os pedreiros na obra? Quantos pais em dia de visita a casa dos filhos quer decidir como você cria os seus filhos?

Pais que se mantém doentes para poder comover e prender os filhos por perto, verdadeira manipulação. Tem pais que até revelam aos médicos depois de algum momento de estada no hospital. Quantas vezes você notou que seus pais permaneciam com certas narrativas de dor ou enfermidade qualquer apenas para lhe atrair para garantir a sua presença?

Pais que não amadureceram a ponto de fazer chantagens emocionais para reter os filhos em suas casas com o profundo desejo de serem cuidados pelos filhos. Quem já se viu isso, os pais serem os filhos emocionais dos seus filhos? Como pode viver com esta inversão de papel?

Pais que sabotam os seus filhos no trabalho ou negócios para que dependam e fiquem presos financeiramente a eles. Quantos filhos não trabalham em função dos discursos de muitos pais que manipulam das mais variadas formas para que eles nem saiam de casa? Você sabe que pode trabalhar, pode seguir a sua vida, mas tem pais que colhem todas as informações de onde você trabalha ou irá trabalhar, apenas para saber quanto a presença dos filhos naquele local. Mas qual é a intenção desses pais? Sabotar a sua estada nesta empresa, só para você voltar para casa, esses são pais narcisistas. Abra os seus olhos!

Pais que criam situações diversas para ter os filhos por perto – se os filhos tem competências prediais, pedem para pintar a casa, realizar um serviço hidráulico, um reparo de pedreiro, uma instalação elétrica, entre outros. Quanto filhos que pelo gosto dos pais, se eles pudessem teria sempre algo para fazer os filhos se colocar na servidão deles?

Pais que interferem nos negócios e na carreira dos filhos. Com o propósito de manifestar como pessoas melhores que os próprios filhos agem como se soubessem de todas as coisas e como se tivesse o direito de poder decidir pelos próprios filhos. Até onde os pais podem ter este poder?

Pais que são frustrados e geram influencias negativas diversas nas vidas dos seus filhos. Na maioria das vezes são pais que se revelam como verdadeiros narcisistas, se utilizam de meios que fortalecem a depreciação, humilhação, rejeição dos seus filhos desde a infância. Mas que prossegue ao longo da vida com as mesmas expressões usadas nos momentos de vulnerabilidades emocionais. Quem lembra dos movimentos de alguns pais nesse sentido?  

* Uemerson Florêncio – Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.