Chef e nutricionista do Comitê Umami ensina o passo a passo de um delicioso crumble de tomate
Créditos: Comitê Umami
São Paulo, outubro de 2022 – Um menu completo geralmente é composto por entrada, prato principal e sobremesa. O primeiro prato é o que apresenta o conceito do que está por vir. O segundo, como o próprio nome já diz, é o prato principal. Aquele que leva ao ápice os sabores, texturas e quantidade de comida. Porém, é a sobremesa “o prato responsável por completar e finalizar a harmonia da refeição”, afirma a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura.
A sobremesa é tão esperada após a refeição e amada pelos brasileiros, que ganhou uma data no calendário especialmente para ela. No dia 9 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Sobremesa e por que não celebrar preparando um prato super umami?
A nutricionista separou uma receita de crumble de tomate deliciosa que vai surpreender. “Unir o umami do tomate e o crumble, que é uma sobremesa conhecida principalmente pela textura, traz uma combinação de sabores e texturas maravilhosa”, explica Lisiane.
Confira o passo a passo desse prato cheio de umami para comemorar essa data tão especial:
CRUMBLE DE TOMATE
(Tempo de preparo: 50 minutos [+ 20 minutos de forno])
Serve: 6 porções
Ingredientes
Recheio
- 1 kg de tomates maduros e firmes, sem pele e cortados ao meio pelo comprimento
- 750 g de açúcar demerara
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (30 ml)
- 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano (60 ml)
- 1 pedaço de canela em pau
- raspas de 1 limão siciliano
Cobertura
- 2 xicaras (chá) de farinha de trigo integral (220 g)
- meia xícara (chá) de açúcar demerara
- meia xícara (chá) de manteiga sem sal, gelada, picada (100 g)
- meia xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas (50 g)
- meia xícara (chá) de nozes picadas (50 g)
Modo de preparo
- Faça o recheio: em uma tigela grande, coloque o tomate e junte o açúcar, o vinagre balsâmico, o suco de limão, a canela em pau e as raspas de limão. Cubra com filme plástico e reserve por 30 minutos, em temperatura ambiente.
- Transfira para uma panela grande e leve ao fogo alto, mexendo delicadamente para não desmanchar o tomate, por 10 minutos, ou até obter uma mistura levemente espessa e brilhante.
- Retire do fogo e reserve.
- Prepare a cobertura: em uma tigela média, coloque a farinha e junte o açúcar e a manteiga gelada. Com a ponta dos dedos, misture, até obter uma farofa úmida. Junte a castanha e as nozes, e misture.
- Montagem: em um refratário médio untado com manteiga, disponha o tomate e, por cima, distribua a cobertura. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até a farofa dourar ligeiramente.
- Retire do forno e sirva quente ou morno. Se desejar, sirva acompanhado de sorvete de creme.
Dica: de origem britânica, é uma espécie de torta com massa crocante e recheio de maçã, canela e diversos tipos de castanhas, que deve ser servida como sobremesa, quentinha. Hoje em dia o crumble vem ganhando nova roupagem e ingredientes inusitados, sendo a maçã substituída pelo tomate – rico em umami.
Para mais receitas super umami, acesse https://www.portalumami.com.br/receitas/
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.
Fonte: Race Comunicação