Domingo, Junho 23Portal Comunica News

Polícia Militar forma 897 soldados de 2ª classe

Novos profissionais passaram por um ano de treinamento e concluíram o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública

 

A Polícia Militar formou, na tarde desta quinta-feira (15), 897 soldados de 2ª classe. Os novos profissionais foram selecionados por meio de concurso público e passaram por um ano de treinamento na Escola Superior de Soldados. O evento aconteceu na Escola Superior de Sargentos (ESSgt), na zona leste da Capital.
 
Ao defender a legitimidade do trabalho policial, o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos lembrou que um dos princípios da PM é a defesa da vida. “Empenhem todos os esforços para garantir o cumprimento da lei. Nada pode acontecer fora da legalidade e da legitimidade”. E completou: ”A preservação da ordem pública com proatividade, pré-atividade, esforços para preservação da vida de pessoa que não os conhecem, mas confiam em vocês”, afirmou 
 
Composta por 730 homens e 167 mulheres, a turma concluiu o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, que teve início em janeiro de 2022. Foram mais de 2,6 mil horas de aulas que abordaram disciplinas, como Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Defesa Pessoa, Inteligência Policial, Psicologia, Medicina Legal, Doutrina de Polícia Comunitária, entre outras
 
Cada aluno somou pontuações pelo seu desempenho ao longo do treinamento e durante a solenidade a primeira colocada recebeu a Medalha Pedro Dias de Campos no grau bronze. Os soldados que ficaram em segundo e terceiro lugar também receberam homenagens.  
 
A distribuição dos novos soldados nos batalhões e demais unidades da PM no Estado de São Paulo será feita após a Operação Verão, no final de fevereiro do 2023. No efetivo que reforçará o policiamento do litoral, que começa dia 20 de dezembro, estarão 702 novos policiais no Litoral Sul, 115 no Litoral Norte e 79 no Grupamento de Bombeiros Marítimo.
 
Ao lembrar que hoje é o aniversário de 191 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o futuro secretário de Segurança Pública, deputado Guilherme Derrite, ressaltou que o novo efetivo será um presente para a sociedade paulista. “A população paulista ganha homens e mulheres valorosos que estarão nas ruas defendendo a nossa sociedade”.
 
Em seu discurso aos formandos, o comandante geral da PM, coronel Ronaldo Miguel Vieira, também salientou a importância do trabalho policial. “A população do Estado de São Paulo e do país confiam nos senhores. Servir e proteger nossa sociedade á a razão de existirmos”. 
 
Novos policiais
Com essa formatura, desde 2019, foram 12.054 novos soldados de 2ª classe. Atualmente, há 576 policiais militares em formação, sendo 477 alunos oficiais e 99 soldados PM de 2° classe. Além disso, estão em andamento quatro concursos para contratar 8,1 mil soldados PM de 2° classe e 220 alunos oficiais. Há, ainda, vagas autorizadas, com editais ainda não abertos, para contratar 11 alunos oficiais músicos.
 
Na atual gestão, mais de 14.294 mil novos policiais passaram pelos bancos das academias e estão atuando nas ruas. Sendo 11.173 policiais militares, 2.356 policiais civis e 765 peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica.
 
 
Por: Denis Bonelli
Fonte: SSP-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *