
Que a vida é boa não há dúvida alguma. Até quando ela está parecendo ruim ela ainda assim é muito boa, porque viver é bom, não importa como, há possibilidades, escolhas a serem feitas que nos levam por aí.
A vida vale cada segundo que ela nos proporciona, ou que nós proporcionamos a ela, depende do seu ponto de vista, eu acredito que nós proporcionamos a ela realizar os nossos desejos e anseios e assim recebemos de volta o que vibramos em sua direção, se nada mandamos em sua direção, nada teremos de retorno, questão de escolhas, olha ela aí de novo.
Vamos construindo a vida que temos através do que escolhemos viver, pode parecer que não, mas sempre escolhemos o que vivemos, escolhemos até o que acreditamos que nos escolheu, pois se ficamos sem ação alguma foi nossa a decisão de não agir. Quando vamos por um caminho que parece não ser o nosso, é por nossa irresponsabilidade com a nossa vida, portanto, escolhemos sempre e não existe esse negócio de “fui escolhido”, ou de “a vida me deixou sozinho”, conversa de quem não assume suas dores.
Desde sempre sabemos qual será o nosso destino na vida, o que acontece é que na maioria das vezes lutamos contra ele, por vários motivos, por imposição de alguém, por invejar e desejar a vida que o outro tem, por dinheiro e qualquer outra coisa material, alheia à nossa vontade interna, que matamos de diversas formas, nesse caso, depois de levarmos vários tombos e quebrarmos bem a cara, reclamamos da vida, que apenas seguiu o rumo que escolhemos.
Mas se soubermos aproveitar a vida ela saberá retribuir com generosidade a nossa decisão, e aqui digo de aproveitar o talento que temos, todo mundo tem um guardo em seu interior, mas só ele não pode fazer muita coisa se não for lapidado e moldado com estudo e dedicação. Quem acha que não tem nenhum talento, ou resolve viver de um jeito desleixado, está perdendo o melhor da vida.
Talentos se perdem porque a família deseja que a nossa vida seja próspera e feliz, com carteira assinada e salário no final do mês, como se isso bastasse para trazer a felicidade, não traz, pois o dinheiro compra coisas, nada mais, e coisas se perdem com o tempo, a felicidade não pode ser comprada, algumas alegrias sim, mas elas são passageiras e logo precisarão ser repostas, assim como é o vício, a felicidade é constante, ela existe apesar de qualquer acontecimento.
A vida é ótima por essas e outras, pelo fato de cada um de nós poder escolher como vai viver a partir de suas próprias decisões, ou aceitar o que vier a partir das escolhas feitas por outros a nosso respeito.
Mas a vida não é boa somente pelas questões financeiras, profissionais e pessoais, que podemos escolher, de ser rico ou pobre, de morar em uma mansão ou num barraco. Ela proporciona momentos dos quais não temos o menor controle, como o nascer e o pôr do sol, que poucos de nós contempla ao menos uma vez por mês, ou por ano, você, quando foi a última vez que você deixou de lado sua vida por alguns minutos e parou para contemplar esse espetáculo da natureza? Poucas, ou nenhuma, assim como eu e todo mundo, quem parou para observar a lua nos últimos dias? Nem eu e nem você. Porque estamos preocupados com as contas a pagar, com a vida de uma celebridade qualquer, com o trabalho que devemos entregar e pouco preocupados com o nosso próprio bem-estar.
Mas você vai me dizer que malha na academia, corre na esteira, cuida da sua saúde não comendo o que não presta, parabéns, mas você parou um pouco para viajar para dentro de você? Para contemplar a natureza e ver tudo o que há de belo nela? Reduziu sua velocidade na busca pelo corpo perfeito, pelo cargo desejado, pelo carro do ano, pelo amor de sua vida, que pode nem ser esse amor todo? Certamente não, porque ser bem-sucedido é importante, a “sociedade” cobra, a família cobra e sei lá mais quem cobra, são muitas as cobranças de sermos os melhores, os mais produtivos e mais isso e aquilo, mais, mais, mais… Chega! Vamos ser só mais felizes, que tal?
A juventude passa, os cargos passam, os dias passam e a vida e você continuam, lembre-se que para conquistar qualquer coisa é preciso que você esteja bem e não à beira de um ataque de ansiedade ou cardíaco, causado pelo burnout, sim, queira subir na vida, mas leve esse desejo com mais suavidade, a pressa vai te fazer perder o melhor da vida, assim como tem muita gente que já está perdendo e já perdeu, e depois não tem volta, seu filho aprende a andar e a falar apenas uma vez, o que foi perdido, perdido está, o tempo e algumas passagens da vida não se recuperam e algumas coisas podem esperar o seu tempo de maturação e ser conquistadas depois.
Pare tudo um pouco, olhe ao seu redor, encare as pessoas no olho, elas são reais, habitam o mundo, a internet é só uma brincadeira, pouca coisa ali dentro é real, ninguém posta ali suas derrotas, suas tristezas, aquele é o eldorado das frustrações escondidas, saia dessa, viva e aproveite a vida real, tome um porre, suba numa árvore, abrace o seu vizinho, fale de amor, faça amor, dê a mão a quem precisa, peça ajuda e deixe que os outros te ajudem, ninguém é forte o tempo todo, precisamos de colo às vezes, precisamos respirar o ar puro, precisamos voltar a ser humanos, um avatar não é uma pessoa, não é você inteiro, é só a parte que você quer mostrar e que nem você reconhece, diga-se a verdade.
Tem quem acredita que aproveitar a vida é coisa de vagabundo, não é, temos o tempo de descanso e nesse tempo precisamos descansar, deixar a vida passar sem fazer nada, só fazendo bem para a gente mesmo. Se hoje não foi um bom dia, tudo bem, você terá outros dias que serão ótimos, aproveite esses dias e deixe o que foi ruim onde ficou, não carregue isso com você, é peso morto que não vale o esforço! Ninguém precisa ser perfeito o tempo todo, seja imperfeito em alguns momentos, relaxe, leve-se menos a sério, a vida é curta para você ficar nessa onda de ferro e fogo o tempo todo. Apenas viva e seja feliz!