Domingo, Junho 23Portal Comunica News

Oportunidades de emprego na área de tecnologia crescem na pandemia

De acordo com o palestrante Alexandre Slivnik, o setor TI necessita de profissionais capacitados nas mais diversas vertentes de atuação

Mesmo com a enorme recessão que atingiu o mercado de trabalho durante a pandemia do coronavírus, algumas áreas seguem em constante crescimento e desenvolvimento. O principal destaque fica para o setor de tecnologia, que segue contratando profissionais em uma larga escala.

Dados levantados pela empresa americana Indeed mostram que a cada 15 vagas que estão em aberto no mercado, 11 são direcionadas para a área de tecnologia da informação.

Durante os três primeiros meses de 2022, os setores de TI e comunicação abriram aproximadamente 53 mil novas oportunidades de emprego. O número representa um aumento de 300% em comparação ao ano anterior, que registrou a criação de 17 mil vagas. Com isso, as contratações efetivadas tiveram um salto de 182%.

Mesmo com a alta demanda por profissionais, este mercado enfrenta a escassez de mão de obra, o que reflete nos altos valores salariais. A média mensal para desenvolvedores back end, por exemplo, teve um aumento de 10% em 2021, com salários que podem passar dos R$ 8 mil.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, existem algumas maneiras de se destacar em busca das vagas disponíveis no mercado de trabalho. “O primeiro passo é escolher em qual segmento da área de TI deseja atuar, seja em ciência de dados, segurança da informação, produção de software ou inteligência artificial, por exemplo. Com isso, começa a busca por cursos ou formações em universidades. Os cursos técnicos também são de grande importância nesse setor da indústria, pois ensinam como as tecnologias podem ser aplicadas de forma prática”, pontua.

Para o palestrante, se cercar de pessoas que atuam na área almejada é de grande valor nesse momento. “Conversar com pessoas que trabalham no setor pode ajudar a entender quais são as facilidades e as dificuldades apresentadas ao exercer determinadas funções oferecendo, assim, alguma noção do que esperar ao escolher por seguir nessa carreira”, relata.

Embora o universo corporativo seja complexo, Alexandre Slivnik acredita ser fundamental que os profissionais tenham uma conexão com as empresas em que eles pretendem trabalhar. “Busque empresas que contém valores condizentes com os seus, com aquilo que você acredita. Mas, para isso, é importante se aprofundar e se profissionalizar cada vez mais. Quanto maior for a sua qualificação, maior será a possibilidade de escolher onde quer trabalhar”, finaliza.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education – Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

 

Fonte: Carolina Lara Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *