Terça-feira, Junho 25Portal Comunica News

Microsoft lança novo programa de treinamento sobre IA e recursos de aprendizado como parte do Skills for Jobs

Por Kate Behncken, Vice-presidente de Filantropia da Microsoft

A inteligência artificial oferece um enorme potencial para empoderar trabalhadores ao redor do mundo – mas apenas se todos, em qualquer lugar do planeta, possuírem as habilidades necessárias para usar essa tecnologia. Não é surpresa para ninguém que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, habilidades em IA são a terceira prioridade das empresas nos seus programas de treinamento, logo abaixo de análise de dados e pensamento criativo.

Para endereçar esta necessidade, lançamos a AI Skills Initiative*, programa que deve ajudar pessoas e comunidades em todo o mundo a aprender como aproveitar todo o poder da IA. A iniciativa inclui novos cursos gratuitos, feitos em parceria com o LinkedIn, incluindo o primeiro Certificado Profissional em IA Generativa no mercado de cursos digitais; um novo grant para estudos, em parceria com a data.org, para descobrir novas formas de capacitar os colaboradores em IA generativa; e um acesso para eventos de aprendizado virtual e recursos para que todos possam aprimorar sua fluência em IA.

Como observado no mais recente Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft, a IA possui um potencial extraordinário de criar uma nova forma de se trabalhar, ao mesmo tempo em que a velocidade com que somos impactados por novas atividades ultrapassa nossa capacidade de absorção. Nada menos que 62% dos participantes da pesquisa afirmaram que eles gastam muito tempo pesquisando informações no seu trabalho. E, embora 49% tenham medo da IA substituir seus empregos, uma parcela ainda maior — 70% — delegariam o máximo de trabalho possível para a IA pensando em diminuir sua sobrecarga de trabalho. Com isso em vista, nossa nova AI Skills Initiative procura ajudar trabalhadores do mundo inteiro a se manter à frente das lacunas de habilidades emergentes e aproveitar essas novas tecnologias.

Aqui vai como faremos isso:

Revolucionando a forma como aprendemos novas habilidades – o desafio de Generative AI Skills

Embora muito se fale sobre o potencial da IA para aumentar a eficiência e desbloquear a criatividade, a IA também representa um universo de mudanças na forma como as pessoas aprendem. Nós sabemos que a demanda por treinamentos — seja em cibersegurança ou em habilidades digitais básicas — é enorme e não para de crescer. Precisamos revolucionar a forma como treinamos as pessoas e acreditamos que habilidades em IA podem ajudar neste processo. Estamos apenas começando a explorar as possibilidades. E isso é incrivelmente empolgante – mas desafiador.

Por isso, em parceria com a data.orgAI for Good Lab da Microsoft e o GitHub, estamos lançando o desafio  de Generative AI Skills, uma chamada aberta para explorar, desenvolver e implementar novas formas de capacitar e treinar a força de trabalho no uso da inteligência artificial generativa, seja para organizações sem fins lucrativos, empreendimentos sociais, instituições de pesquisa ou acadêmicas.

Encorajamos fortemente a inscrição de organizações sem fins lucrativos, empreendimentos sociais e instituições de pesquisa ou acadêmicas com projetos de capacitação dedicados ao uso da IA generativa. O desafio estará com inscrições abertas até o dia 15 de agosto de 2023 e anunciaremos os vencedores no terceiro trimestre deste ano. Para aprender mais sobre o desafio, visite o site: data.org/challenge.

Novo conteúdo gratuito de capacitação

Como parte do nosso programa Skills for Jobs, estamos lançando, em parceria com o LinkedIn Learning, o primeiro Certificado Profissional em IA Generativa no mercado de cursos digitais. Com esta nova trilha de aprendizado*, trabalhadores podem aprender conceitos básicos sobre IA, incluindo os padrões de uso responsável da IA, e receber um certificado Career Essentials quando aprovados no teste de conhecimento. Esse Certificado Profissional em IA Generativa está disponível em inglês, mas, nos próximos meses, lançaremos versões em espanhol, português, francês, alemão, chinês (simplificado) e japonês no LinkedIn Learning. Assim como os outros seis Certificados Profissionais Career Essentials ofertados no nosso programa Skills for Jobs, este curso será disponibilizado e desbloqueado gratuitamente até 2025.

Também lançaremos uma ferramenta de aprendizado para professores, treinadores e facilitadores que, como observamos nos últimos cinco anos das nossas iniciativas de capacitação, desempenham um papel crítico na oferta de recursos de capacitação e treinamento para comunidades locais. A ferramenta de aprendizado irá contar com conteúdo breve e disponível para download, incluindo um novo curso de IA para educadores do Microsoft Education e materiais sobre o uso prático da IA. Adicionalmente, lançaremos o Microsoft Learn AI Skills Challenge, um novo treinamento técnico que irá desafiar e ensinar habilidades básicas na IA com o uso de produtos e serviços da Microsoft, a partir do dia 17 de julho de 2023. Para saber mais, se inscreva aqui.

Próximos passos

Com nosso programa Skills for Jobs*, a Microsoft está ajudando a levar habilidades digitais para pessoas ao redor do mundo e garantindo que elas não fiquem para trás na economia digital. Ajudamos milhões de pessoas a encontrar novas carreiras, especialmente em cibersegurança e em funções com alta demanda na nova economia digital. Estou muito orgulhosa de tudo que conquistamos. Este novo esforço é mais um passo na nossa jornada e marca um novo começo que estamos construindo em cima de onda de inovação e tecnologia que ainda estão por chegar. Já estamos observando a energia e empolgação das pessoas sobre o potencial da IA e, sobretudo, um enorme apetite por aprender ainda mais sobre o tema. Nos próximos meses, devemos anunciar mais neste sentido, com novos parceiros, objetivos e ideais. E, como sempre, devemos compartilhar todas as lições que aprendemos conforme nosso programa evolui.

Como o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse recentemente: “a IA oferece talvez ainda mais potencial para o bem da humanidade do que qualquer outra tecnologia anterior”. Mas, para atingir todo esse potencial, as pessoas precisam de habilidades para usar a IA de forma eficiente e ética.

Este é apenas o primeiro passo, muito mais está por vir e ainda tempos muito a aprender. E estamos muito felizes em ajudar.

*O AI Skills Initiative e o Skills for Jobs são parte do programa Microsoft Conecta+, o hub da Microsoft que reúne de todos os programas de capacitação e recapacitação gratuitos disponibilizados para o público em geral pela companhia, incluindo iniciativas realizadas em parceria com outras empresas e também com o setor privado. Os interessados podem acessar o portal pelo link: https://www.microsoft.com/pt-br/conecta/.

Fonte: Edelman SP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *