Terça-feira, Junho 25Portal Comunica News

Especialista comenta sobre as alterações no nariz a longo prazo, após rinoplastia

A rinoplastia, cirurgia que visa modificar a forma do nariz, é um procedimento que gera muitas dúvidas, especialmente em relação ao resultado final. É natural que os pacientes se questionem sobre como seu nariz se comportará no decorrer dos anos. 

O Dr. Jamisson Melo, especialista em rinoplastia e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), esclarece as dúvidas sobre as alterações no nariz a longo prazo, depois da rinoplastia. “Após três anos da rinoplastia, o nariz ainda pode apresentar algumas mudanças, mas estas geralmente são sutis e graduais”. 

O especialista salienta que, nesse período, os principais fatores que podem influenciar na aparência do nariz são: 

Remodelação óssea e cartilaginosa: os ossos e as cartilagens do nariz continuam a se remodelar lentamente após a cirurgia. Isso pode levar a pequenas alterações no formato do nariz, como a elevação da ponta nasal ou um leve afinamento do dorso. 

Cicatrização: o processo de cicatrização se estende por até um ano, após a rinoplastia. Durante esse período, o tecido cicatricial pode se contrair, o que pode afetar a forma e a textura da pele do nariz. 

Envelhecimento: o processo natural de envelhecimento também influencia a aparência do nariz. A perda de elasticidade da pele e a reabsorção óssea podem levar ao aumento da giba nasal, à queda da ponta nasal e ao surgimento de rugas e linhas finas. 

“É importante destacar que a maioria dos pacientes, que realizam a rinoplastia, ficam satisfeitos com o resultado final a longo prazo. As mudanças que podem ocorrer após três anos ou mais da cirurgia, geralmente, são sutis e não interferem significativamente na estética nasal”, conclui o profissional. 

O Dr. Jamisson ressalta a importância de seguir as orientações médicas durante o pós-operatório e de realizar consultas de acompanhamento regulares para avaliar a evolução da cicatrização e a adaptação do nariz às novas estruturas. 

Jamisson Melo
Jamisson Melo

Sobre o Especialista 

Com uma carreira que abrange 15 anos no mercado, o Dr. Jamisson Melo possui em seu currículo diversos títulos, como: especialista em otorrinolaringologia e cirurgia crânio-maxilo-facial, pela Associação Médica Brasileira (AMB). Membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), o cirurgião, especialista em rinoplastia, é referência em sua área e já atingiu o marco de mais de 2.500 cirurgias realizadas, sendo mais de 1.000 rinoplastias. 

Fonte: Capuchino Press

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *