A maioria dos seres humanos encontrou algum tipo de conflito em suas relações, nem sempre o que você entrega é o que o outro está disposto a lhe retribuir igualmente. Realmente, cada um dá o que tem. O que significa esta expressão? Simples, se você é alegre, entrega alegria, se é triste, dará tristeza. Você consegue se identificar dentro dessa realidade?
Se você é uma pessoa que respira a verdade e a honestidade, abre muitas portas, consolida relações, cria condições favoráveis para uma boa convivência e certamente carrega um elevado respeito por si mesmo. Logo, dará o que tem! Quantas vezes muitas pessoas lhe faltaram com a verdade? As pessoas da sua convivência adotam atitudes honestas com você? Como você encara as verdades que os outros falam sobre você? Você se enxerga uma pessoa honesta?
Se você é uma pessoa que faz da mentira uma rotina em suas relações, tem dificuldade para se comprometer com a verdade, cuidado, você tem forte potencial para viver também com a desonestidade em diversos níveis. Logo, dará o que tem! Quantas vezes observou as mentiras criadas pelas pessoas só para levarem vantagem sobre você? Já agiu assim com outras pessoas? Como foi passar por esta situação? Não dê ao outro o que você não quer receber. Mas e aí, já agiu com desonestidade? Quantas vezes você buscou levar vantagens sobre as pessoas?
Se você é uma pessoa que faz da rejeição e da indiferença uma rotina na vida das pessoas tenha certeza você pode estar adotando uma postura com alto nível de toxidade em suas relações. Muitos aspectos ligados a rejeição têm origem em muitos movimentos vividos por algumas pessoas, daí, como não se trabalharam, não buscaram apoio para minimizar esta conduta, podem permanecer uma vida inteira.
Em alguns casos, a pessoa que tem uma conduta tão impregnada de rejeição que não se permite enxergar o que elas fazem com as pessoas. Enfim, dará o que tem! Você se reconhece como uma pessoa que costuma adotar atos de rejeição em suas relações? Você já sofreu rejeição? Alguém já foi indiferente com você? Você viveu rejeição dentro da sua família?
Se você é uma pessoa que aceita as diferenças e a diversidade dos outros já desenvolveu um valor humano fortalecedor de boas relações. Aceitar as diferenças vai além de palavras – é viver esta compreensão, percepção e sentimento com relação as particularidades das pessoas. Logo, dará o que tem! Quantas vezes você sentiu na pele o peso do olhar julgador e punidor das pessoas em certos locais? Você consegue descrever o sentimento vivido? Não é nada agradável. Como é você ter que viver dentro de certos padrões sem possibilidade de manifestar o seu eu de verdade?
Se você é uma pessoa que vive o companheirismo e a amizade certamente você fortalece vínculos sustentáveis para toda uma vida. Afinal, a cada dia o ser humano está tão afastado uns dos outros que não tem se permitido viver boas conversas ao vivo, presencialmente. Logo, dará o que tem! Você tem amigos de verdade ou apenas conhecidos? Você se sente uma pessoa amiga ou apenas um colega?
Existem pessoas que não sabem conviver com a confiança que as outras depositam nelas e na primeira oportunidade o que fazem é retribuir com a traição, a falsidade ou infidelidade. Não se sabe ao certo se elas vieram de ambientes hostis ou tóxicos na infância, mas infelizmente, não conseguiram construir relações duradouras. É notável que elas têm um elevado índice de rodizio de pessoas em suas vidas, ou seja, as pessoas se decepcionam com elas e vão embora. Quem quer permanecer com pessoas traidoras, falsas e infiéis em suas vidas? Contudo, quantas vezes você agiu assim com outras pessoas? Logo, dará o que tem!
Se você vive o otimismo e a positividade nas suas relações interpessoais é o que terá a oferecer na vida das pessoas. E acredite, tem forte possibilidades de receber como retribuição mais de tudo o que você entrega. Afinal, a energia da ação positiva, contribuir para melhores padrões emocionais. Quantas vezes alguém chegou até você e mudou completamente o seu dia por causa de uma ação positividade e pelo simples auto astral? Quantas vezes você estava para baixo e alguém disse palavras de otimismo que mudaram complemente o seu dia?
Muito bem, cada ser humano realmente dá o que tem, não importa o que seja, dará o que carrega da sua história, costumes e valores. Não se pode esquecer das memórias traumáticas trazidas da infância e juventude que na maioria das vezes, alteram a sua capacidade nas relações interpessoais. Como é lidar com esta realidade? Você vive ou já viveu algumas dessas realidades? Compartilhe as suas experiências.
* Uemerson Florêncio – Empreendedor. Escritor, Treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião para 13 países em 4 continentes, onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.