É considerada uma prática milenar e uma arte onde cada civilização tem o seu estilo próprio e modalidades diferentes, algumas técnicas são de origem oriental, e outras de origem ocidental.
A palavra massagem origina-se do grego cujo significado é amassar. Quando Hipócrates abordou as propriedades terapêuticas das manipulações musculoesqueléticas através da fricção dos tecidos, a massagem popularizou com seu significado medicinal. Ela trabalha o corpo, mente e espírito.
Já o termo massoterapia vem do latim masso (massagem) e terapia (tratamento). A massoterapia são técnicas corporais não invasivas, realizadas com o objetivo de equilibrar a saúde do indivíduo, proporcionando bem estar e melhor qualidade de vida. Esta é uma terapia que visa a promoção da saúde, relaxamento, melhora da fisiologia corporal e tônus muscular, prevenção de patologias. Age de forma preventiva e também curativa.
A massagem reequilibra as funções vitais, liberando remédios naturais (hormônios, neurotransmissores) que o próprio corpo já produz, e que devido a alguns fatores como a má alimentação, estresse, essa liberação fica prejudicada, então essa terapia restabelece a imunidade natural humana. Ela estimula o corpo a fazer o seu papel. As principais substâncias neuroquímicas liberadas são endorfina, serotonina, dopamina, promovendo relaxamento, bem estar, alegria, disposição.
A massagem proporciona bem estar físico e mental aos indivíduos, tem inúmeros benefícios como diminuição de ansiedade, alívio de dores musculares e tensões, ajuda a reduzir o estresse, melhora a circulação sanguínea, linfática e energética, melhora a elasticidade da pele, diminui a insônia e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Além disso, o toque/tato vivenciado durante a massagem acessa o afeto e sentimentos do consciente e inconsciente, proporcionando uma excelente experiência em todo o organismo.
Quanto à duração da realização de massagens, a literatura concorda que essa terapia natural deve ser realizada de forma contínua e não apenas durante um período específico de tratamento, para que haja uma manutenção do quadro saudável de vida. Portanto, é um hábito de vida saudável.
Quadros clínicos como febre, processos inflamatórios e infecciosos, dermatite, herpes zoster, fraturas, hipertensão sem uso de medicação, diabetes descompensado, trombose sem tratamento são casos de contra indicações para realizar a massagem.
Existem várias modalidades diferentes de massagens, entre elas a Massagem Relaxante, Terapêutica, Shantala, Shiatsu, Tailandesa, Drenagem Linfática, Tui ná, Ayurvédica. E também há a modalidade Automassagem, Autodrenagem, onde a própria pessoa realiza as manobras em si mesmo.
Se por acaso você ainda não tenha realizado massagem com algum profissional capacitado, se puder faça isso, pois trará muitos benefícios para sua saúde e bem estar.
Fonte:
Maria Darc Gonçalves Andrade et al. Benefícios físicos e mentais da massagem terapêutica. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.17 n.32; p. 134. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2020B/beneficios.pdf>. Acesso em: 11 out 2021.
Rosemeire de Jesus Carvalho; Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida. Efeitos da Massoterapia sobre o Sistema Imunológico. Revista Multidisciplinar e de Psicologia. v.12, n. 40, 2018. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1118>. Acesso em: 12 out 2021.
Miguel Fernandes de Abreu; Telma Ferreira de Souza; Diego Santos Fagundes. Os efeitos da massoterapia sobre o estresse físico e psicológico. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente 3.1 (2012). Disponível em: < https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/119>. Acesso em: 12 out 2021.
Susan Mumford. O novo guia completo de massagem. Tradução de Sonia Augusto; revisão científica de Ronaldo Luís da Silva. Barueri: Manole, 2009.