Terça-feira, Junho 25Portal Comunica News

A FÉ NOSSA DE CADA DIA

Fé, aquele passo que damos sem ver o caminho, muitas vezes é o que temos quando partimos em busca de sonhos e realização pessoal. É a confiança de que poderemos dar o próximo passo e o outro, mais um, até darmos tantos passos quantos forem necessários para atingirmos a meta, isso sem nunca conseguir enxergar o que tem depois, só acreditando que, sim, virão muitas coisas boas e também uns reveses, o que é normal, mas que esses serão vencidos e no fim ficaremos só com o que tiver sido colhido de bom na jornada.

A fé, antes de mais nada, precisa ser usada para mover você, te tirar da inércia e o colocar em movimento na vida, a menor fé desejada, aquela do tamanho de um grão de mostarda, pode fazer alguém mover uma montanha, segundo Jesus. Ninguém, até hoje, conseguiu mover montanha alguma pela fé, pouca fé, ou nenhuma? Costumamos acreditar desacreditando nas coisas, partimos em busca dos nossos ideais e sonhos, mas deixamos um pé atrás, sendo que o passo só se completa quando juntamos os dois pés em um ponto à frente com a intenção de colocar o outro pé adiante depois, assim alternadamente. Colocar o pé na frente e deixar o outro atrás não é um passo, é apenas colocar um pé na frente, dúvida, e a fé verdadeira não admite a dúvida, é ir em gente e acreditar no que virá.

Somos humanos, claro, temos nossos medos, receamos perder “tudo”, mas às vezes é preciso perder o que temos agora para ganhar depois e não ganhar primeiro e deixar para lá as coisas velhas depois. Antes de sair em uma viagem, é preciso arrumar a bagagem e não cabe tudo que temos dentro de uma mala, alguns pertences ficam, ou podem ser descartados, caso não façam mais sentido. Na verdade, não é bom ir carregado com os velhos pensamentos, de manias ultrapassadas e de medo descontrolado, quem começa a caminhada assim deixa a fé de lado, não acredita no que busca, não sabe para onde vai e acaba se perdendo pelo caminho ao tentar os desvios de rota, atalhos, até que por fim volta frustrado.

Acreditar, essa é a palavra, crer naquilo que você deseja, estar convicto, mas não ser tão duro consigo mesmo, saber que ajustes de rota serão necessários, que só depois de iniciada a caminhada conheceremos o caminho, mesmo que saibamos a direção a seguir, então será preciso desviar de obstáculos, enfrentar tempestades, abrir novas trilhas, retirar a sujeira do caminho e continuar a caminhada em direção ao objetivo. Fé é acreditar em você, nos seus sonhos, na sua capacidade de realização e fazer acontecer, pois nada acontece se você não faz que aconteça, esperança não é esperar, é fazer, crer que vai dar certo e lutar para que dê certo, portanto, é ação. Esperar é ficar parado sem agir é ver o tempo passar e nada fazer, é estar desprovido de fé. Se você acredita, pode ter certeza de que essa crença alimenta a esperança e essa alimenta suas ações positivas e cada uma delas retroalimenta a outra, num círculo virtuoso e sem fim em que você só tem a ganhar.

Entrar em qualquer projeto sem acreditar no mínimo possível é quase ter a certeza do fracasso, porque fracassar não é errar, fracassar é não acreditar, não acreditando você desiste e volta ao ponto de partida, que já não será mais o mesmo, sem saber o que havia depois do último passo dado, que poderia ser realmente o último antes da chegada, tudo porque resolveu deixar um pé atrás nesse momento, deixou um pé em cada lado e ninguém progride mantendo um dos pés atrás. Errar é coisa que acontece, ninguém é infalível, aproveite o erro, isso, aproveite-o para aprender, não com o erro cometido porque o erro não ensina nada, mas corrigindo o seu erro, usando esse momento para acrescentar conhecimento e para acumular mais experiência, não reclame. Ninguém é burro só porque cometeu um erro, refaça o que for preciso e dê o próximo passo com muito mais segurança, não deixe o pé atrás por muito tempo, agilize as passadas, olhe para a frente, fixe no seu alvo, ajuste seu foco sempre e não se entregue a dúvidas. Não é fácil agir assim, não se aprende da noite para o dia, mas deve haver sempre esse trabalho mental, caso contrário a fé vai embora e com ela os sonhos voltam a ser apenas um espectro ou se acabam.

A fé pode não ter nada a ver com religião, com dogmas de alguma igreja, porque ela é apenas acreditar em alguma coisa que você não vê e sabe que vai conquistar, acreditar em si próprio, na sua capacidade e habilidade para lidar com determinadas tarefas importantes. Esse não é um texto religioso, longe de mim fazer isso, mas sim um texto que visa a te motivar, a te abrir os olhos com relação ao que pode estar fazendo de sua vida. Você já pensou em quantas oportunidades pode ter perdido por acreditar não ser capaz de dar conta de determinada tarefa? Já se arrependeu de não ter feito alguma coisa por acreditar que ela não era para você? Já deixou de aceitar alguma proposta especial por medo de sair da zona de conforto? Olha sua fé negativa agindo, ela também existe e pode ser confundida com o tal do dedo podre, mas como foi dito antes fé é acreditar e se você acredita que não tem determinada capacidade, essa é a sua fé, negativa, mas é a fé que você tem, o que não te ajuda muito nos desafios.

Trabalhe o seu lado positivo, ressignifique os acontecimentos de sua vida, tente ver sempre o copo cheio, pois mesmo que não tenha água lá dentro, ainda sim tem o ar a ocupar os espaços, pare de acreditar somente naquilo que você está vendo e veja além. Quando você começa um projeto em sua vida, à medida que ele vai evoluindo muitas coisas vão acontecendo, quantas vezes acontecem coisas legais e  inesperadas, será mesmo que eram inesperadas? Conscientemente sim. Mas uma vez que você se colocou no caminho delas… Esse negócio de sorte não acontece com quem não faz nada, simplesmente porque ela não existe, o que chamam de sorte é somente a soma de todos os esforços feitos continuamente que um dia deu certo.

Nada acontece “de repente” na vida de ninguém, esse “de repente” é para quem está de fora e não acompanhou sua luta, porque não acreditou em você e te chamou de maluco, doido ou outra coisa parecida quando você iniciou sua caminhada, só quem já foi chamado disso sabe o que é. Acredite nos seus sonhos, tenha fé para começar a sua caminhada, dê o primeiro passo e o caminho se abre, pode acreditar nisso que te falo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *