
Quantas coisas esperamos do futuro, ter os sonhos realizados, os projetos sendo executados e levar a vida que sonhamos estão entre os desejos mais citados entre as pessoas. Mas para que esses desejos aconteçam é preciso começar já a sua realização e não permanecer sonhando sem fazer nada.
Hoje podemos fazer o alicerce do futuro que desejamos, depois vamos construindo aos poucos, dia a dia, tijolinho por tijolinho, mas é preciso ter foco no que se deseja lá na frente, lembre-se é sobre o futuro e não sobre o agora, que é o futuro de ontem. Portanto o seu futuro está sendo construído ainda e será como você quiser desde que você dirija sua vida nessa direção, caso contrário ele será uma incógnita total.
Não há como falar de futuro se não falarmos do que está acontecendo agora, neste exato momento na sua vida, você consegue visualizar o seu futuro desejado fazendo o que está fazendo nesse momento, ou ele ainda está embaçado? Se você vê com clareza seus sonhos sendo realizados, tudo bem, continue em frente e faça cada vez melhor! Mas se você não consegue enxergar seu futuro desejado, está na hora de mudar sua vida, e mudanças não são nada fáceis, mas são necessárias para colocar sua vida no sentido exato que você deseja que ela tome.
Mudar causa apreensão, é incerto, mas se você fizer a mudança com foco algumas incertezas vão embora, claro que largar o certo é assustador, mas será mesmo que é melhor um pássaro na mão do que dois voando? Veja bem que o pássaro que você está segurando pode estar machucando a sua mão e você achar isso normal porque está machucado, mas a vida está em “equilíbrio”. O seu pássaro verdadeiro pode estar bem mais perto de você do que imagina, e só poderá ser pego se você soltar o que te machuca, e por que o dilema entre ficar onde está ou sair em busca do crescimento pessoal te dói tanto?
Gostamos da segurança, ali estamos numa bolha e protegidos do “mal”, mas o mundo gira do lado de fora dessa bolha, muitas oportunidades passam lá e algumas só uma vez, e o medo faz com que fiquemos onde estamos, mesmo que infelizes, mesmo que com um buraco interior que não sabemos a origem, estabilidade é bom, mas pode ser conquistada fora de sua bolha de segurança, depois de passar pela turbulência.
Eu cresci em um tempo em que era legal “garantir o futuro”, mas ele não tinha garantia nenhuma, estava passando a época em que uma pessoa entrava numa empresa aos vinte anos e só saía de lá para se aposentar, muitas vezes uma carreira evoluía pouco, ou nada mesmo, a pessoa entrava na empresa em um cargo e terminava no mesmo cargo, e era sinal de orgulho receber um relógio pelo tempo de emprego. Minha geração já começou a mudar isso, questionamos essa lógica e começamos a quebrar alguns paradigmas, nossos pais ficaram loucos, mas eram os novos tempos, o futuro devia ser como desejamos e não como a “sociedade” desejava que fosse.
E cheguei ao futuro, o meu, estou onde eu queria sempre estar, com um atraso grande porque andei por caminhos obscuros antes, mas eis-me aqui, senhoras e senhores! Não foi fácil, aliás, não é, mas enfrento os desafios que se impõe e vou em frente, vencendo um dia de cada vez, mirando no futuro que eu ainda desejo, meus sonhos não acabaram, pois se acontecer de eles morrerem é sinal de eu morri junto, mas a vida continua, e enquanto ela durar meus sonhos estarão vivos e eu tentarei realizá-los, não me importando com o tempo, ou qualquer outra coisa, pois já venci tantas outras barreiras para chegar até aqui, que nem ligo mais.
Eu vejo um futuro ainda melhor, não só para mim, mas para todas as pessoas, os erros do passado, precisam ser mostrados para que as próximas gerações não os cometam novamente, vivemos hoje as consequências de tudo o que nós e as gerações anteriores fizeram, e se não aprendermos nada com isso, talvez o futuro seja mais sombrio, e aqui não falo somente de política, é sobre todos os erros cometidos, falharam, falhamos e espero que quem está chegando agora não falhe, que aprenda com o passado e melhore o seu futuro.
A vida é sobre a evolução, crescimento, aprendizado e aplicação de conhecimento para que ela fique cada vez melhor, não é cada um olhar para o seu próprio umbigo e se lixar para o outro, é cada um, sim, fazer por si, mas sem deixar o outro para trás, dando a mão a quem pedir ajuda e permitindo que todos cresçam. O egoísmo de uns pode ferrar o futuro de todo mundo, portanto não sejamos egoístas, vamos ter as mãos estendidas não só para pedir, mas também para ajudar.
O futuro precisa ser feito de sentimentos bons, de sinceridade, de abraços e de fé, não só a religiosa, que é muito importante, mas nas pessoas, crer que um erro pode ser corrigido, que um abraço pode mudar uma vida, que um sorriso, além de alegrar uma pessoa, pode dar a ela um novo motivo para viver, que não é sobre eu somente, é sobre nós, o coletivo sofre quando apenas um se dá bem, principalmente se para esse um se dar bem ele precisou pisar em muitas outras pessoas, daí do que terá valido o seu trabalho? A resposta é nada, dinheiro não apaga o mal que foi feito!
Se hoje plantarmos boas sementes, amanhã colheremos bons frutos, os melhores frutos devem ser cultivados a partir de boas sementes, além de uma boa terra onde semear, não se colhe o que não foi plantado, assim como uma boa colheita é fruto de um bom manejo de todo o processo.
Espero, sinceramente, que o futuro que teremos seja ainda melhor do que esperamos, que todos nós, juntos, possamos construir cada parte dele tanto para nosso próprio bem-estar como para o da coletividade, que a vida seja repleta de boas colheitas e que as sementes sejam cada vez mais potentes e o solo mais fértil para gerar os melhores frutos no futuro.
Vejo nos seus textos muita clareza daquilo que buscamos no decorrer de nossas vidas,
Um bom trabalho, sucesso, nas investidas mudanças são bem vindas e não podem trazer medo e sim um novo desafio.
Um abraço .