Domingo, Janeiro 12Portal Comunica News

Vai sozinho!

Sabe aquele lugar que você quer ir, mas não tem companhia? Podem se vários os motivos, seus amigos preferem outras opções, ou estão sem dinheiro para te acompanhar, sua namorada (o) não gosta do estilo de passeio, você está solteiro e por isso não quer ir sozinho, ou simplesmente com o tempo seus amigos se casaram, tiveram filhos, ou se mudaram e não tem mais tempo para sair. Todos vamos passar por isso. Mas, a quem não abre mão de continuar a conhecer lugares novos, ir no show da banda favorita que marcou parte da vida, assistir um espetáculo no teatro, curtir um show de comédia ou musical, e ir naquela exposição histórica que vai passar por sua cidade mesmo sozinho! Se você é o tipo de pessoa que por falta de companhia perde a oportunidade de ir à maioria dos lugares que gosta, bom, neste artigo vou te mostrar experiências e te encorajar a não depender de ninguém. A escritora francesa Marguerite Yourcenar disse, “Jamais estamos inteiramente sós, pois desgraçadamente estamos sempre em nossa própria companhia.“ Criamos a imagem que se estamos sozinhos em lugares públicos estamos sendo julgados pelos outros, nas redes sociais, lugar onde todos se mostram felizes e bem acompanhados, você pode acreditar que se for vista sozinha jantando em um restaurante, por exemplo, pode estar sendo julgado como uma pessoa infeliz, julgada por pessoas que você nem conhece, e que provavelmente nunca vai ver outra vez,  você pode acreditar que são todas felizes e cheias de amigos conta das redes sociais, por isso, tem medo do que pensam sobre você. Mas, e se um grande amigo que você gosta muito e está morando em outro estado, longe de você, se ele estivesse na mesma situação e fosse pedir um conselho, o que você iria sugerir pra ele? Ir no restaurante favorito dele à noite aproveitar aquela comida incrível, ou assistir o show de comedia ao vivo, a peça teatral, ver aquele filme que acabou de lança no cinema e que ele é fã, mesmo sozinho, pois ninguém ia ficar olhando pra ele pensando “olha aquela pessoa sozinha, como é triste”. Ou você ia sugerir para ele ficar em casa esperando ter companhia pra pode fazer o que ele gosta, afinal, o tempo não vai passar pra ele, sempre terá a mesma idade, a mesma disposição, inclusive os lugares que gosta de ir sempre estarão ali, o filme não vai sai do cinema, a banda favorita não vai envelhecer e seu amigo sempre vai ter a oportunidade de vê-la tocar ao vivo. Notou uma ironia? Afinal, o que você diria o seu amigo? A resposta é óbvia, você provavelmente o incentivaria a ir sozinho, daria a seu amigo diversos motivos para aproveitar a experiência, deixando claro que entende o receio dele. Pense dessa forma quando for hesitar. Certa vez disse um sábio, “liberdade, é esta livre do outro para tomar suas decisões. Talvez você pense, por que esse Colunista está falando tudo isso?

Em 2024 eu participei de três corridas de rua daquelas que você recebe uma medalha ao final, observei é que muitos competidores não estavam acompanhado e fizeram a corrida sozinho. Em minha última corrida eu decidi não convidar nenhum amigo e reparei mais uma vez que muitos participantes não estavam só. Me senti incrivelmente bem em participar da corrida sozinho! Eu fui no meu ritmo coloquei um fone e uma playlist própria para corrida de acordo com o que eu gostava, ao final, cruzando a linha de chegada e pegando a medalha tive a oportunidade de descansar e refletir o quanto tinha sido difícil aqueles 14 km, e seguir observando os competidores mesmo sozinho seguiam ali aproveitando as cortesias do evento sem se importar com nada! Me lembro de que uma das atividades que me incentivou aí para os lugares sozinho foi a academia, ir  para academia sem a presença de amigos é algo que faz parte da rotina, particularmente eu até prefiro já que consigo manter o foco no meu treino.

Para os amantes de atividade física e aventuras, que gostam de explorar lugares novos talvez fazer isso sozinho seja um desafio, mas para surpresa há uma atividade que eu faço ao menos uma vez por mês e reparo que as pessoas vão na maioria das vezes sem companhia. Fazer trilhas, escaladas, explorar a caverna, rafting, pode parecer algo novo para algumas pessoas, porém, existem inúmeras empresas que cuidam desde o transporte para chegar ao local passando pelo guia, alimentação, turismo e os trâmites para volta, isso tudo em um único dia! Esse tipo de atividade além de ser agradável para fazer sozinho já que você se distancia do caos as grandes cidades e da rotina, você tem a oportunidade de conhecer outras pessoas, já que a atividade é feita sempre em grupo é inevitável você não conhecer alguém, ter uma boa conversa e falar um pouco sobre a paisagem o que você está vendo, além disso, você tem uma oportunidade de superar seus limites físicos, mesmo que seja níveis mais fáceis, essas atividades são recomendadas para todos os tipos de pessoas os níveis de dificuldades estão no próprio sites de cada uma das empresas tudo depende da cidade de onde você está

Quando você se propõe a não esperar por ninguém para fazer alguma coisa, você terá a oportunidade de descobrir novas paixões, novos hobbies seja por meio de atividades físicas, esportes, arte e outras atividades, você se descobre e aprende a amar a própria companhia, você adquire independência, isso melhora a sua autoestima, e principalmente melhora a sua saúde emocional.

Sempre quando for sair sozinho leve pequenas companhias:

  1. Livro que goste ou que queira ler.
  2. Fone de ouvido com uma playlist carregada no que você gosta.
  3. Aquele podcast no gatilho pronto para você escutar sempre que quiser, de preferência leve mais de um.
  4. Evite redes sociais enquanto você estiver fazendo atividades sozinho, rede social é um mundo de algodão doce, porém tudo é falso as pessoas postam apenas quando estão bem na maioria das vezes nem estão falando a verdade.
  5. Use a estratégia do momento presente. Esteja atento ao que está a sua volta, note que a inúmeras outras pessoas também não estão acompanhadas, sua chance de fazer amizade! Tenha textos prontos para conversar com alguém caso você não tenha muita experiência, e busque enxergar interesses em comum no outro, lembre-se que o objetivo é meramente a amizade
  6. Não pense em como vai ser a atividade que for fazer sozinho, pense em como vai ser a atividade!
  7. Busque motivos para fazer isso. Exemplo, o que acha de relatar em algum blog, no linkedIn ou em qualquer outra página, talvez na sua rede social como foi a experiência de fazer aquilo, muitas pessoas vão estar interessada em ouvir pois muitas não tem coragem e buscam inspiração em pessoas comuns como você.
  8. Não tenha medo de voltar caso você não se sinta bem, lembre-se não tem ninguém com você, pode voltar a hora que você quiser então não se preocupe se não tiver sentido confortável, você pode voltar ou simplesmente ir para um outro lugar, afinal você tem total liberdade.

Principal dica de companhia, você está levando a si mesmo! A vida é extremamente curta lembre-se que sua disposição física não vai durar para sempre, porém você ainda vai querer continuar fazendo coisas e vai se arrepender de não ter ido naquele show, feito aquela viagem quando você tinha dinheiro e tirou férias, visitado aquele parque de diversão, conhecido aquela cidade, visitado aquela exposição. Em algum momento você vai se arrepender de não ter feito aquilo e vai ser impossível ter a outra chance, seja por estar velho, doente ou meramente pela oportunidade não existir mais. Então você está levando a principal companheiro… Você! e a oportunidade de fazer aquilo é agora! Aproveite!

“Quem não gosta de estar sozinho é uma péssima companhia. “ Gonçalo M. Tavares

Se ame para que eu possa te amar – Rosa de Saron

 Ouça:

Di ferro – Você Devia Se Amar

Leia: A vida é uma piada – Javna Brothers

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.