
A cada hora vemos diversas pessoas que fazem silêncio diante das ações erradas de outras. Em geral com medo de impor limites, existem pessoas que adotam uma verdadeira postura de submissão ou passividade perante os seus relacionamentos diversos. Daí, há quem até prefira ouvir um não, a dizer um não. Finalmente, qual é a origem de todo esse conflito?
Porque se permitir tanto no sim, apenas para não ter a fama de ser uma má pessoa? As pessoas lhe darão o tratamento em função das suas conveniências, não se iluda.
A quem você busca ou consegue verdadeiramente agradar, tem como resultado a conquista da sua mais profunda felicidade? Conviver sustentada na política de agrado, no fundo não agrada a si mesmo. Que tipo de felicidade seria esse fruto da autodestruição?
Quantos sim geraram profundas amarguras, traições e decepções em sua vida? Você diz sim para uma pessoa mal caráter entrar na sua vida, para emprestar algo a alguém desonesta, sair para gastar o que você não tem e muito mais.
Muitas pessoas tem dificuldade para impor limites umas com as outras. Muitas abrem os braços para o constante “SIM” apenas para viver o papel da boazinha ou do bonzinho. Quando na realidade, essa conduta pode ser caracterizada por um tipo de carência que elas não fazem a mínima ideia. Agora me responda de coração aberto: Você tem mais facilidade para dizer ou ouvir um não?
Se você para refletir com total imparcialidade e sem lágrimas sobre a sua história da sua vida iniciando na família, poderá trazer muitas respostas sobre a realidade que você vive hoje. Além de identificar diversos momentos da sua infância onde tenha vivido ou testemunhado diversas situações de conflito. Poderá também acessar as memórias traumáticas que deixaram marcas negativas e abriram portas para muitos impedimentos em sua vida.
Você ouviu mais afirmações ou negações na sua infância? De acordo com a intensidade e frequência podem ter alterados muitos dos seus potenciais. Mas também podem ter criados padrões tóxicos.
A sua mãe ou pai eram pessoas que não sabiam dizer não para você? Se você sempre teve a vontade atendidas, a decepação lhe espera e lhe espreita.
Hoje você é uma pessoa que corre para pedir desculpas depois que diz um não? Se isso lhe acontece é porque você é vítima de algumas destas carências desconhecidas. O seu lado que não deseja ficar mal com as pessoas se manifesta com esta atitude.
Você testemunhou os seus pais dizendo que não queriam ficar mal com as outras pessoas? Se sim, você precisa revisar essas condutas, pois a decisão deles pertence a eles.
Existem pessoas com medo de ficar sozinha, isolada ou para não ser vista como uma pessoa desagradável. Muitas acreditam que ao dizer sim o tempo todo poderá ser valorizada, pelo contrário, essas pessoas vivem grandes prisões emocionais. Em geral, são pessoas que viveram em ambientes marcados pela submissão ou por ter testemunhado familiares sempre dizendo sim para não desagradar ou frustrar as outras pessoas. É o seu caso?
Pais que nunca dizem não para os seus filhos, quando eles ouvirem um não, poderão viver fortes frustrações. Hoje, na vida adulta, o que te impede de abrir a boca e dizer um não? Dizer um não é muito libertador – expresse-se hoje e liberte-se!
* Uemerson Florêncio – Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.