Tetracampeões mundiais abriram o placar de pênalti, mas equipe nipônica aplicou a virada na segunda etapa;
O estádio Khalifa seria palco do jogo de abertura do Grupo E da Copa do Mundo, sediada no Qatar. Os europeus da Alemanha, comandados pelo técnico alemão “Hansi” Flick, viria no 4-2-3-1, tendo a linha ofensiva de meias composta pelos atletas do Bayern de Munique-ALE, sendo Gnabry pela direita; Thomas Müller ao centro e Jamal Musiala à esquerda. No comando de ataque, teríamos Kai Havertz (Chelsea-ING). O técnico japonês Hajime Moriyasu viria a campo com a mesma disposição tática, tendo Junya Ito (Stade de Reims-FRA) pela direita, Kamada (Eintracht Frankfurt-ALE) ao centro e Kubo (Real Sociedad-ESP) à esquerda, além de Maeda (Celtic-ESC) atuando como atacante.
Aos 30 jogados da primeira etapa, o juiz assinalaria penalidade máxima para a Alemanha, depois que o volante Kimmich (Bayern de Munique-ALE) fez belo levantamento para o lateral-esquerdo Raum (RB Leipzig-ALE) e o atleta alemão ser derrubado pelo goleiro Gonda (Shimizu S-Pulse-JAP). O volante Gundogan (Manchester City-ING) foi para a cobrança e bateu próximo ao meio, deslocando o goleiro adversário e abrindo o placar para os tetracampeões mundiais.
As alterações promovidas pelo técnico japonês no decorrer da segunda etapa surtiriam efeito, devido ao fato de dois atletas que entraram no durante a partida marcarem para o Japão. O primeiro tento nipônico foi feito aos 30 minutos da segunda etapa, quando Minamino (Monaco-FRA) – que também entrou no decorrer da segunda etapa – foi acionado pela esquerda e bateu cruzado para a defesa de Neuer (Bayern de Munique-ALE); porém, no rebote, o ponta-direita Doan (Freiburg-ALE) não desperdiçou e empatou a partida.
Já aos 38 minutos da segunda etapa, o atacante Asano (Bochum-ALE) seria acionado pelo lançamento do zagueiro Itakura (Borussia Mönchengladbach-ALE), ganharia na velocidade do também zagueiro Nico Schlotterbeck (Borussia Dortmund-ALE) e bateria forte no canto superior esquerdo de Neuer. Viraria a partida e decretaria a primeira vitória do Japão diante da Alemanha na história (anteriormente havia uma vitória e um empate no confronto, sendo este o primeiro em Copas do Mundo) – sendo essa também a primeira virada dos Samurais Azuis na história do torneio futebolístico.
Ambos os elencos voltam a campo na data de 27/11/2022, sendo contra a Costa Rica o desafio do Japão às 07:00, no estádio Ahmad Bin Ali. Já a Alemanha tentará se recuperar diante da Espanha às 16:00, no estádio Al Bayt.
Veja mais:
Arábia Saudita vira de maneira surpreendente contra a Argentina, na Copa do Mundo
[…] Após Alemanha sair na frente, Japão consegue virada histórica na Copa do Mundo […]
[…] Irã bate País de Gales e se mantém vivo na Copa do Mundo 2022 Tarique Layon novembro 29, 2022 Após Alemanha sair na frente, Japão consegue virada histórica na Copa do Mundo Tarique Layon […]